Declaração de Conformidade dos Discentes de Itajubá

Prezados,

Está sendo implantado o módulo Graduação do SIGAA, que substituirá o atual Sistema da UNIFEI (Portal Acadêmico).

Visando aumentar a confiabilidade dos dados migrados, o discente deverá verificar o histórico do Portal Acadêmico (portalacademico.unifei.edu.br) e o que foi migrado para a Graduação do SIGAA  (sig.unifei.edu.br/sigaa).

Para registrar essa verificação, foi estabelecido um documento denominado “Declaração de Inconformidade/Conformidade”, que deverá ser impresso e assinado pelo discente. Essa declaração tem como finalidade única verificar se os dados do histórico migrados para o novo sistema SIGAA estão corretos.

Esse documento é gerado através da opção “Declaração de Inconformidade/Conformidade” do Portal Acadêmico (portalacademico.unifei.edu.br).

Abaixo está disponivel o tutorial para fazer a ativação do aluno na Graduação do SIGAA  e a “Declaração de Inconformidade/Conformidade” no Portal Acadêmico. ATENÇÃO: Os alunos que já executaram os passos indicados no tutorial e emitiram o histórico do SIGAA, devem emitir novamente o histórico, pois correções foram feitas.

O prazo de entrega da “Declaração de Inconformidade/Conformidade”, impressa e assinada pelo discente, na Pró-Reitoria de Graduação é de:

– 05/Outubro a 16/Outubro – 1º. grupo de cursos: ADM, BLI, QLI, SIN, FLI, FLI-EaD, FBA, MBA, MLI, QBA.
– 13/Outubro a 23/Outubro – 2º. grupo de cursos: CCO, EEN, CAT, EPR.

– 19/Outubro a 29/Outubro – 3º grupo de cursos: EEL, ECA, ECO, ELT, EMT, EQI, ECI.

– 26/Outubro a 06/Novembro – 4º grupo de cursos: EME, EPB, EMA, EAM, EHD.
Em caso de dúvidas, favor comparecer ao Plantão de Dúvidas de 05/Outubro a 06/Novembro na DSI.

Atenção: Em 01/Dezembro serão inativados os alunos que não tiverem assinado e entregue a declaração no prazo estipulado.

Atenciosamente,

Prof. Egon Luiz Muller Júnior
Pró-Reitor de Graduação


INFORMAÇÕES SOBRE OS ÍNDICES:

  • A Norma vigente estabeleceu novos índices que visam corrigir imperfeições do antigo sistema de mensuração do rendimento acadêmico para estimular o bom desempenho acadêmico e o uso eficiente dos recursos da UNIFEI. Os dados para cálculo dos novos índices, IEA, IEAN, IECH e IEPL, serão somente considerados a partir do segundo semestre de 2015. Os comportamentos desses índices serão analisados nos próximos dois semestres. Os novos índices são descritos a seguir:

  • Média de Conclusão (MC): visa indicar a média ponderada de componentes curriculares nos quais o discente foi aprovado. Esse índice será apresentado no histórico escolar e destina-se prioritariamente ao público externo da UNIFEI;

  • Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH): visa indicar o percentual da carga horária dos componentes curriculares em que o discente consegue aprovação. Esse índice é usado para definir a carga horária máxima em que um discente pode se matricular;

  • Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL): visa indicar o percentual da carga realizada pela carga esperada de um discente nos períodos do seu curso. Desta forma, mostra se o discente está em fase ou atrasado em relação ao tempo mínimo de conclusão do curso;

  • Índice de Eficiência Acadêmica (IEA): índice global de eficiência do discente, formado pela multiplicação dos índices anteriores. Usado como critério de prioridade, observado o disposto da norma, para a matrícula em componentes curriculares, o qual já estará vigente para o primeiro período de 2016. Esse índice também é usado para desligamento do discente, sendo que não será aplicado em 2015 e começará a contar a partir do primeiro período de 2016. Dessa maneira, só poderá acontecer o desligamento em 2017;

  • Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN) e Média de Conclusão Normalizado (MCN): normalização do MC e do IEA, respectivamente, que compara a média do aluno com a média das médias dos concluintes do curso nos últimos cinco anos. Tem o objetivo de verificar os índices dos discentes com turmas do mesmo curso por um período histórico de cinco anos.


OBSERVAÇÕES PARA A DECLARAÇÃO:

  • O aluno só poderá marcar as inconformidades uma vez e após a confirmação não será possível realizar alterações.
  • Após a confirmação, o aluno deve imprimir a declaração, assiná-la e entregá-la à PRG.
  • No Portal Acadêmico, os componentes curriculares estão registrados no período/ano em que foram cursados. No SIGAA, as disciplinas de verão encontram-se no ‘Ano.3’ e as de inverno no ‘Ano.4’.
  • No Portal Acadêmico as ‘Disciplinas Validadas’ tem a frequência como ‘-‘, a nota como ‘DV’ e a situação como ‘AP’. No SIGAA ficará a frequência da disciplina validada, a nota zero e a situação como ‘Cumpriu’.
  • No Portal Acadêmico as disciplinas obtidas como “Equivalências Externas” estão registradas da seguinte maneira: frequência “-”, média “EE” e a situação “AP”. No SIGAA, não constarão no histórico as informações referentes às disciplinas cursadas em outras instituições. Apenas aparecerá a frequência da disciplina cursada, a nota zero e a situação como ‘Cumpriu’.
  • No Portal Acadêmico aparecem as disciplinas obtidas como “Equivalências Internas” e estão registradas da seguinte maneira: frequência “-”, média “EI” e a situação “AP”. No SIGAA aparecerão as disciplinas cursadas e as equivalentes aparecerão no final do histórico no item ‘Equivalências’.
  • No Portal Acadêmico, as notas são apresentadas de 0 a 100. No SIGAA, e de acordo com as alterações da norma de graduação, as notas serão de 0 a 10, com uma casa decimal.
  • No Portal Acadêmico os componentes que estavam em hora-relógio foram transferidos para o SIGAA como hora-aula, portanto seu valor será maior.
  • No Portal Acadêmico os quadros de ‘Disciplinas Validadas’ e ‘Equivalências Cursadas’ são apenas para auxiliar na conferência. Nada deve ser marcado neles.
  • Caso haja alguma inconformidade na mobilidade estudantil, relatar no quadro ‘Outras inconformidades’
  • O antigo portal acadêmico, não será desativado e estará disponível somente para consultas.