UNIFEI

Unifei Completa 103 Anos Com Vários Eventos E Inaugurações

 

 

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) comemorou os seus 103 anos de fundação com uma série de eventos entre os dias 18 e 27 de novembro. Dando início às comemorações, no dia 18 de novembro aconteceu, no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó, a homenagem aos servidores que se aposentaram desde o último aniversário da instituição.

Eventos da AD-Unifei – Homenagem ás Mulheres

No dia 19, foi realizada uma exposição no saguão da Biblioteca Mauá (BIM), no campus sede, em homenagem às mulheres que fazem parte da história da instituição, como alunas e ex-alunas, além de professoras e servidoras técnico-administrativas, que estão aposentadas ou na ativa.

 No início do evento, houve a apresentação de dança da equipe de cheerleaders Blue Bunnies e foram expostos de protótipos desenvolvidos pelos alunos da Unifei nos projetos especiais, como Baja, Black Bee, Cheetah, Coyotes, EcoVeículo, Uai!rrior e Uirá, além da equipe da Universidade Cultural. Após a abertura da exposição, as participantes se encontraram para um almoço e, à noite puderam participar de um jantar festivo.

Eventos do dia 23 de novembro

No dia 23 de novembro, aconteceu no Prédio Central da Unifei, a apresentação da cantora Tainara Vilas Boas, que fez um tributo a Elis Regina, acompanhada do pianista Leonardo Fritura, aluno da Universidade.

 Em seguida, aconteceu a tradicional cerimônia de aposição de flores no mausoléu do fundador, Theodomiro Carneiro Santiago, feita pelos professores Julio Navarro Santos e Farnézio Moreira de Carvalho Filho. Na oportunidade o reitor, professor Dagoberto Alves de Almeida, ressaltou que o momento expressava todo o respeito da comunidade Unifei pelo empenho e a vontade de uma pessoa que queria o bem do país, como foi o fundador da instituição.

 A palavra foi aberta aos presentes, tendo se manifestado o coronel João Otero Diniz, presidente da Academia Itajubense de História; o ex-aluno Joaquim Carlos Masseli Barbosa, representando a Associação do Diplomados da Unifei (AD-Unifei), e o ex-diretor da instituição, professor Fredmarck Gonçalves Leão.

Professores aposentados

 Na sequência, teve início a cerimônia de homenagem aos professores Júlio Navarro Santos, Farnézio Moreira de Carvalho Filho e Paulo Shigueme Ide, com a inauguração de seus retratos na Galeria de Professores Aposentados, na qual figuram os docentes que têm, no mínimo, 20 anos de trabalho ininterrupto na Universidade e são titulares na carreira.

 O professor Demétrio Artur Werner Soares, do Instituto de Física e Química (IFQ), fez a homenagem ao professor Farnézio, reconhecendo que, além de colega, o homenageado é um amigo, que muito se dedicou à instituição e demonstrou sempre cuidado e atenção para com seus alunos, além de se destacar como docente que domina bem as disciplinas que lecionou.

 Acompanhado de sua esposa, Luciene, o professor Farnézio fez, então o descerramento de seu retrato e, em seu discurso, disse se sentir muito satisfeito, honrado e grato à Unifei. Ele enalteceu a figura de Theodomiro Santiago, destacando-o como um empreendedor de alto valor. Disse também que, por conviver com professores apaixonados pelo ensino, aprendeu a ter mais cuidado com seu ofício e a não ser negligente. Ao final de sua fala, ele pediu que a Unifei continue sendo uma instituição pungente e leve em frente os ideais do seu fundador.

 O professor José Arnaldo Barra Montevechi, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), homenageou o professor Júlio Navarro Santos, reconhecendo-o com um grande amigo. Ele disse que a instituição não estava perdendo o homenageado com a sua aposentadoria, pois ele sempre terá as portas abertas para retornar à instituição.

 Também acompanhado de sua esposa, Sônia, o professor Julio descerrou seu retrato e, no seu discurso, ressaltou que o grande homenageado do dia era o fundador da instituição, Theodomiro Santiago, um homem muito inteligente e adiantado para seu tempo, idealizador de uma instituição que tem possibilitado a muitas pessoas ter uma ascensão social, já que muitos dos ex-alunos galgam altos postos em empresas e entidades no Brasil e no exterior, fazendo jus a seus esforços. Ele demonstrou sua gratidão aos presentes, desejando sucesso e saúde a todos e que a Universidade continue semeando coisas boas.

 Na sequência, o professor José Juliano, do IEM, fez a homenagem ao professor Paulo Shigueme Ide, que não pôde estar presente à cerimônia, destacando-o como amigo, líder e professor dedicado aos alunos e ao ensino. Ele lembrou que quando o professor Paulo atuou como diretor do IEM e como vice-reitor da Universidade, houve grandes avanços na instituição.

 Após suas colocações, o professor Juliano e o professor José Carlos Grilo Rodrigues, que representou o professor Paulo Shigueme, fizeram o descerramento do seu retrato. Em seu discurso, o professor José Carlos agradeceu a Universidade pela homenagem prestada e pela oportunidade dada ao professor Paulo de ele ser o docente que foi e de ter trabalhado com competência, quando exerceu cargos de gestão.

 Por fim, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, ressaltou que é emocionante celebrar a vida profissional, pois nela estão os melhores anos da vida de cada pessoa. Ele disse que cada um dos homenageados é um exemplo aos demais professores e que não há como se não emocionar com os exemplos de profissionais que passaram pela instituição, aos quais são devidos respeito e honra.

 Após a homenagem, a produtora cultural da Unifei, Flávia Fernanda Carvalho Motta, fez a apresentação do coral composto por alunos, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade, os quais executaram várias peças musicais sob a regência do maestro Ezequias Ruas.

LTHE e Museu de C&T

 Após a homenagem aos professores, teve início a solenidade de inauguração do Complexo Histórico e Cultural da Unifei e do seu Museu de Ciência e Tecnologia. O novo complexo engloba o Casarão Histórico, o Auditório Antonio Rodrigues d’Oliveira (AARO), o Centro Técnico-Cultural Pedro Mendes dos Santos (CTC), o Laboratório Thermo-Hydro-Electrico (LTHE) e o Prédio 2, onde se encontra o Museu de Ciência e Tecnologia, todos localizados no centro da cidade de Itajubá.

 Na ocasião, o professor Roberto Alves de Almeida, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e coordenador da comissão responsável pela restauração do LTHE, disse que mais uma etapa de restauração do laboratório estava sendo concluída e entregue, graças à parceria entre a Unifei e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao apoio e dedicação da equipe envolvida no restauro do segundo e terceiro pavimentos da ala esquerda do laboratório, equivalente a 436,94 metros quadrados, sendo que a área total restaurada até o momento é de 1.289,84 metros quadrados.

 Além do professor Roberto, fazem parte da comissão os professores Edson da Costa Bortoni, Oswaldo Honorato de Souza Júnior, Augusto Nelson C. Viana, Sebastiao Varella e Zulcy de Souza, sendo estes três últimos já aposentados da Unifei, e ainda o servidor Vandir Carlos da Silva. Para o trabalho de restauração também colaboraram o engenheiro Adriano Silva Bastos e o servidor Paulo César Gonçalves.

 O ex-aluno Aloysio Pizarro fez uso da palavra, relembrando o seu período como aluno do Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI) e das aulas de que participou no LTHE, e o reitor, professor Dagoberto, disse que, desde o início de sua gestão à frente da Unifei, alunos e professores pediam a restauração do prédio do laboratório, que comporta equipamentos cuja qualidade e eficiência explicam por que a instituição teve destaque em nível nacional.

 O descerramento da placa inaugural do Complexo Histórico e Cultural da Unifei foi feito no hall de entrada do LTHE pelos professores José Juliano de Lima Júnior e Geraldo Lúcio Tiago Filho. Na sequência, os professores Fredmarck Gonçalves Leão e José Abel Royo dos Santos, ex-diretores da instituição, descerraram a placa do Museu de Ciência e Tecnologia, que deve ser utilizado para a formação de professores e alunos na área tecnológica. Após a cerimônia, os presentes foram convidados para uma visita ao espaço inaugurado.

Homenagem ao professor Manuel Martinez

 Ainda no dia 23, foi feita uma homenagem ao ex-professor Manuel Luís Barreira Martinez, ex-coordenador do Laboratório de Alta Tensão (LAT) da Unifei, falecido no ano passado. Desde então, o local recebeu o nome do homenageado.

 A cerimônia foi conduzida pelo professor Estácio Tavares Wanderley Neto, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), que cumprimentou os familiares, amigos e ex-colegas do professor Manuel, ressaltando sua importância para a concretização do LAT, cujo histórico e objetivos foram apresentados.

 Na ocasião, fizeram uso da palavra o professor Cláudio Ferreira, diretor do ISEE; o engenheiro Carlos Barreira Martinez, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), irmão do homenageado, e o reitor da Unifei, professor Dagoberto.

 O professor Cláudio enalteceu a inteligência, o entusiasmo e a dedicação do professor Manuel nas atividades que realizava. O engenheiro Carlos agradeceu a homenagem da Unifei prestada à família e disse que o reconhecimento torna imortalizado o trabalho do professor Manuel, que continua sendo realizado por todos que atuam no LAT. O professor Dagoberto disse que o homenageado era uma pessoa muito capaz, generoso e espetacular e que continua a surpreender.

 Após os discursos, os três professores descerraram a placa com a nova denominação do laboratório. Os presentes foram convidados a visitar as dependências do laboratório e, em seguida participaram de um coquetel.

Homenagem ao professor Ulderico

No dia 27 de novembro, aconteceu no Auditório Antonio Rodrigues d’Oliveira (AARO), no Prédio Central da Unifei, uma palestra em homenagem ao professor Ulderico Mandolesi, ex-diretor da instituição. A iniciativa foi da Academia Itajubense de História (AIH), por meio de seu presidente, o coronel João Otero Diniz e estiveram presentes familiares, amigos e ex-colegas do professor Ulderico, entre outros convidados.

 A palestra foi conduzida pelos filhos do homenageado, o engenheiro Frederico Garcia Mandolesi e a educadora Francini Garcia Mandolesi. Na ocasião, foi apresentado um poema em homenagem a Ulderico, de autoria da viúva do professor, Hulda Mandolesi, também presente na cerimônia.

 Ao final, o coronel Diniz abriu a palavra aos presentes, tendo se manifestado os pastores Ephrain Santos de Oliveira e Dewel Lomônaco Braga, da Igreja Presbiteriana, e o professor Roberval Rymer da Silva Carvalho. Após os discursos, o professor Egon Luiz Muller Junior, vice-reitor da Unifei, também prestou sua homenagem e leu um texto do reitor, professor Dagoberto, que não pôde estar presente à cerimônia. Ele também fez a entrega de um certificado ao engenheiro Frederico, filho do homenageado, encerrando a sessão.

 

 

Rolar para cima
Ir para o conteúdo