A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou no mês de agosto a Oficina de Canto, com a cantora Jucilene Buosi. A iniciativa foi da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que disponibilizou vagas gratuitas para alunos e servidores bem como para a comunidade em geral.
Realizada no Salão de Atos do Prédio Central da Unifei, a oficina ofereceu ferramentas que potencializam as aptidões artísticas, proporcionando mais conhecimento no uso da voz e desenvolvendo a comunicação e interpretação musical por meio de vivências e dinâmicas. Na oportunidade, foram abordados temas como a arte do canto, o aparelho vocal, a respiração para o canto, o apoio vocal, a dicção e a identidade vocal.
A cantora e atriz Jucilene Buosi atua em óperas e espetáculos musicais. Entre suas obras estão os álbuns “1984”, leitura musical da obra de George Orwell; “Um retrato”, que faz uma imersão no cenário musical regional e releituras de artistas consagrados, e “Falsete”, registro da música do sul de Minas num documentário musical de longa-metragem. A artista foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Lírico Bidu Sayão, em 2006, e foi premiada no projeto Rumos, da Fundação Itaú Cultural, em 2012.
Após os dois dias de curso, Jucilene fez sua avaliação sobre o evento realizado quanto ao local, dias, horário e aos participantes. “O Prédio Central da Unifei é uma poesia à parte. É muito bem estruturado e guardado por pessoas muito especiais. O horário foi acordado entre a Flávia e eu, e acho que atendeu às expectativas dos participantes, pois não tivemos faltas e nem atrasos. Eram diversos participantes de corais da cidade, sendo a maior parte da própria Unifei, e ainda servidores que cantam no coral da Universidade, todos muito interessados em receber e compartilhar conhecimentos sobre a técnica vocal e a arte de cantar. Foi muito fácil interagir e ser facilitadora de um grupo tão coeso”, revelou a artista.
Uma das participantes da Oficina de Canto, a professora Célia Ottoboni, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Unifei, ficou sabendo do evento por meio da página no Facebook do Coral da Unifei, do qual ela participa. “Sou professora e meu instrumento é a voz. Preciso tratá-la com muito cuidado”, disse, explicando por que participou do curso. Célia, que já participou de várias atividades de extensão na Universidade, espera que iniciativas como a que foi realizada aconteçam na instituição.
Jucilene também tem a expectativa de que outros cursos semelhantes ao que ela ministrou sejam oferecidos. “Pelos alunos ávidos de conhecimento que eu atendi, espero que a Unifei continue a promover iniciativas como essa, pois são multiplicadoras de conhecimento. Tenho certeza de que cada um que esteve presente vai levar para o seu coral, para o palco, para a vida, diversos conhecimentos e compartilhar com diversas pessoas”, disse ela.
A entrevista completa com a artista Jucilene Buosi sobre o evento e outros assuntos pode ser conferida aqui.
”

