Em fevereiro deste ano, iniciou-se no campus de Itabira o Programa de Capacitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem, em parceria com pesquisadores e docentes da Universidade do Minho (UMinho, Portugal) e da Universidade de Delaware (Estados Unidos). O Programa terá duração de 3 anos e, ao todo, 50 participantes entre docentes da Unifei de ambos os campi, servidores técnico-administrativos e professores da rede pública de educação básica de Itabira serão capacitados.
A capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais de educação para o desafio de ensinar sob o paradigma do século XXI, em que a tradicional aula expositiva e a realização de tarefas por meio de simples listas de exercícios não contribuem para uma aprendizagem crítica, considerada necessária no atual contexto de desenvolvimento tecnológico e científico.
Segundo a técnica em assuntos educacionais Alice Cristina Figueiredo, “por meio do programa, espera-se que os participantes desenvolvam um conjunto de competências pedagógicas, ancoradas à necessidade de impulsionar uma mudança na forma de ensinar e, consequentemente, na forma de os alunos aprenderem”.
Docentes e técnicos-administrativos da Unifei foram selecionados por meio de edital, elaborado pela Diretoria Acadêmica, com o apoio do Grupo de Pesquisa Metodologias Ativas no Ensino Superior (MAES). Já os integrantes da rede pública de educação básica foram indicados pela Secretaria Municipal de Educação de Itabira (SME) e pela 24ª Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, que integra a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.
Com relação à agenda das capacitações, em fevereiro, Diana Mesquita e Rui M. Lima, da Universidade do Minho, explanaram sobre como seria conduzida a parceria durante os três anos de treinamento. De 22 a 26 de fevereiro, os professores também apresentaram os resultados de 10 anos de metodologias ativas onde atuam.
Nos dias 06, 07, 08, 11 e 12 de julho, os participantes contaram com o auxílio dos pesquisadores Mark Serva e Paul Hyde, da Universidade de Delaware, que trataram do tema Problem-Based-Learning (PBL), relativo a aprendizagem baseada em problemas, bem como falaram sobre a moderna visão de espaços de aprendizagem.
No encontro de agosto, entre os dias 22 e 26, Diana Mesquita e Rui M. Lima promoveram uma discussão sobre planejamento, currículo e avaliações. Eles apresentaram a técnica Flipped Classroon – sala de aula invertida – e também técnicas de feedback ao discente.
Todas as atividades do programa ocorrem, presencialmente, no campus da Unifei de Itabira.
”


