O projeto de Formação de Green Belts, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Qualidade e Produto da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), dentro da empresa Mahle – Itajubá, concluiu sua primeira fase com a apresentação de sete projetos Six Sigma, apresentando metodologias para a solução de problemas para a planta do município e significativos resultados em termos de ensino pesquisa e extensão.
O projeto é coordenado pelo professor Pedro Paulo Balestrassi, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da universidade, e conta com a participação dos docentes Anderson Paulo de Paiva, Carlos Eduardo Sanches da Silva, João Batista Turrioni e João Roberto Ferreira. Os estudos demonstram que grandes resultados podem ser obtidos com a integração Universidade-Empresa. Esses projetos comprovam que não existe nada mais prático que uma boa teoria.
De acordo com o coordenador do projeto a metodologia Six Sigma é uma forma organizada de solucionar situações. “Vinte e sete problemas estão sendo resolvidos dentro da MAHLE de uma maneira única. Os dados são medidos, analisados e melhorias são propostas”, completou o professor. De acordo com Alexandre Augusto Carmanhani, chefe da Qualidade da MAHLE/Itajubá, a unidade é a que tem maior número de projetos no Brasil e também está entre as primeiras no mundo.
”
