



O I Seminário de Avaliação do Programa Residência Pedagógica (PRP) foi realizado no dia 19 de junho, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), reunindo estudantes residentes, professores preceptores e orientadores e a coordenação institucional. Além de divulgar as ações do Programa, o evento permitiu avaliar o caminho percorrido e repensar sua continuidade.
Nesta edição, houve a colaboração dos docentes Alessandra Rodrigues e Ana Carolina Sales Oliveira, do Centro de Educação (Ceduc) da Unifei; Caio Fernandes de Paula, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG); João Ricardo Neves da Silva e Marcela de Moraes Agudo, respectivamente do Instituto de Física e Química (IFQ) e do Instituto de Recursos Naturais (IRN), que atuaram como avaliadores e responderam a um formulário elaborado pela Coordenação Institucional do PRP e aprovado pelo Colegiado de Articulação da Formação Docente da Unifei (CAFD).
O PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da instituição formadora.
Os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química da Unifei participam do PRP desde agosto de 2018, quando iniciaram a ambientação nas escolas-campo. No total, são 24 discentes atuando nas escolas estaduais Barão do Rio Branco, Florival Xavier e Major João Pereira.
Atualmente, os residentes estão na fase de imersão, ou seja, desenvolvem propostas de intervenção e regências de aulas. O PRP se encerra em janeiro de 2020, porém já está sendo anunciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a abertura de um novo edital.
A atual coordenadora institucional do PRP é a professora Eliane Matesco Cristovão, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), que conta com a colaboração voluntária das professoras Paloma Alinne Alves Rodrigues, do IFQ, e Janaína Roberta dos Santos, do IRN, a qual atuou como coordenadora do Programa até março de 2019.
Eliane Matesco defende que “o PRP tem uma importância crucial para a melhoria dos processos de formação inicial e continuada de professores da Unifei e para a permanência dos licenciandos nos cursos, além de colaborar com a melhoria da educação básica, possibilitando a chegada de novas abordagens metodológicas nas escolas e, o mais importante, a aproximação dos alunos dos níveis Fundamental II e Médio com a Universidade”.
Segundo a docente, embora o trabalho dos residentes tenha sido elogiado pelos avaliadores, buscam-se sempre melhoras para que o objetivo final seja cumprido com êxito. Ela também adiantou que, em breve, será criado um site geral para o Programa, mas que é possível conhecer o trabalho dos residentes da Unifei, acessando no Facebook as páginas https://www.facebook.com/PRP.UNIFEI.MAJOR/ e https://www.facebook.com/residenciaunifeibarao/.
O II Seminário de Avaliação do Programa Residência Pedagógica deverá acontecer durante a programação do II Simpósio Internacional de Educação em Ciências e da IV Semana das Licenciaturas, que serão realizados de 11 a 14 do próximo mês de novembro. Mais informações sobre estes eventos podem ser acessadas em: https://www.facebook.com/SIMPEDUC.UNIFEI/