





Entre os dias 29 e 30 de agosto, o Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), sediou a segunda edição do Workshop de Energias Oceânicas e Fluviais.
O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais (Ineof), como projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em meados de 2016, sob a coordenação do professor Geraldo Lúcio Tiago Filho, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e a orientação do professor Osvaldo Ronald Saavedra Mendez, do Instituto de Energia Elétrica (IEE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), respectivamente coordenador adjunto e coordenador geral do Ineof.
O objetivo do evento foi apresentar e discutir os projetos em desenvolvimento pelos participantes do Ineof e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico em uso de energias oceânicas e fluviais, atendendo às demandas da geração de energia renovável para o país.
Nos dias do evento, foram apresentados trabalhos e resultados desenvolvidos por pesquisadores das universidades federais de Itajubá (Unifei), do Maranhão (UFMA), do Pará (UFPA), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Santa Catarina (UFSC). Entre os temas abordados, destacaram-se: prospecção energética, tidal, ondas geradores, conversores, armazenamento e eólicas offshore.
Nesta edição, o evento contou com a participação de cerca de 100 inscritos, entre alunos de graduação, como os dos cursos de Engenharia Ambiental, Hídrica e de Energia; do projeto PET Ambiental, além de alunos dos mestrados em Energia, Engenharia Elétrica e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professores e membros da comunidade. A inscrição para o workshop foi feita mediante a doação de alimentos não perecíveis, que, posteriormente, foram passados ao Lar São Vicente de Paula, instituição filantrópica de Itajubá.
Além de Geraldo Lúcio Tiago Filho e Osvaldo Ronald Saavedra Mendez, participaram do evento os professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor da Unifei; Alessandro Luvizon Bérgamo, Ana Paula Moni, Arcilan Trevenzoli Assireu, Fernando Braga, Herlane Calheiros, Ivan Felipe dos Santos, Luiz Felipe Silva, Marcelo Corrêa e Oswaldo Honorato de Souza Júnior, todos do IRN; Nelson Manzanares Filho e Ramiro Gustavo Ramirez Camacho, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), e Ângelo José Junqueira Rezek, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), além dos docentes aposentados Augusto Nelson Viana e Zulcy de Souza.
O Workshop de Energias Oceânicas e Fluviais acontece anualmente e é destinado aos pesquisadores que compõem os diferentes grupos do Ineof e à comunidade acadêmica das universidades envolvidas. A primeira edição do evento aconteceu em São Luiz do Maranhão e as três próximas edições do evento já estão previstas para acontecerem no Rio de Janeiro, Belém do Pará e Florianópolis, respectivamente.
O evento foi uma oportunidade para ampliação e intercâmbio do conhecimento dos professores, alunos e pesquisadores na área de energias oceânicas e fluviais das instituições de ensino superior participantes, visando ao desenvolvimento de parcerias para projetos de pesquisa futuros.
Inauguração de laboratórios
Durante a realização do II Workshop de Energias Oceânicas e Fluviais, no dia 29 de agosto, foram inaugurados o Laboratório de Ondas Hidráulicas (LOH) e o Simulador de Escoamentos Hidráulicos de Grande Escala (SEHGE).
O LOH é um laboratório didático que poderá ser utilizado para o desenvolvimento de dispositivos para geração de energia a partir de ondas oceânicas e processos costeiros. Já o SEHGE, também de utilização didática, será destinado para o desenvolvimento de estudos hidrodinâmicos e estudos em modelo de geração hidrocinética.
Participaram da concepção, execução e fomento os professores Afonso Henriques Moreira Santos, Alexandre Augusto Moreira Santos, Geraldo Lúcio Tiago Filho e Oswaldo Honorato de Souza Júnior, todos do IRN, e Osvaldo Saavedra Mendez (DEEE/UFMA).
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do vice-reitor da Unifei, Marcel Parentoni; dos professores do IRN Paulo César Gonçalves, vice-diretor, Alessandro Luvizon, Geraldo Lúcio e Oswaldo Honorato, e de Osvaldo Saavedra (DEEE/UFMA).