UNIFEI

Professores da Unifei participam de encontro na Colômbia sobre máquinas hidráulicas

O evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área de máquinas hidráulicas e sistemas da América Latina.
O professor Geraldo Lúcio Tiago Filho, do IRN, apresentou no evento um artigo técnico-científico que é resultado de estudos do CERPCH/Unifei.
Os ex-alunos da Unifei, Edna Raimunda da Silva, à esquerda, e Germán Ibarra, à direita, com os professores Geraldo Tiago Filho (IRN), François Avellan (EPFL) e Ramiro Ramirez (IEM), que estão ao centro.

 

 Entre os dias 18 e 20 de setembro, professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participaram da quarta edição do Latin American Hydropower & Systems Meeting – Encontro Latino-Americano de Hidrelétricas e Sistemas, em Português. O evento foi realizado na Escuela de Administración, Finanzas e Instituto Tecnológico (Eafit) e recebeu o apoio da Empresa de Serviços Públicos de Medellín (EPM), na Colômbia.

 O Latin American Hydropower & Systems Meeting é um evento bianual promovido pelo Latin American Working Group (LAWG), que integra o Comitê de Máquinas Hidráulicas e Sistemas da International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR). O Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) da Unifei também faz parte desse grupo.

 O encontro contou com cerca de 100 participantes, como profissionais, pesquisadores e estudantes da área de máquinas hidráulicas e sistemas da América Latina, e seu objetivo foi facilitar e incentivar o intercâmbio de conhecimento e informações relacionadas ao tema.

 Profissionais de destaque no setor de geração de energia hidrelétrica estiveram presentes, dentre eles os professores Geraldo Lúcio Tiago Filho, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e Ramiro Gustavo Ramirez Camacho, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), ambos da Unifei; François Avellan e Christophe Nicolet, ambos da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, e Ramiro Ortiz Flórez, da Universidad del Valle, na Colômbia, além do engenheiro Carlos Aguerre, da Voith Hydro, na Espanha.

 No evento, o professor Ramiro, do IEM, proferiu a palestra “Projeto e análise de turbinas amigáveis aos peixes” e apresentou o trabalho “Metodologias de otimização em turbo-máquinas com base em algoritmos heurísticos e construção de meta modelos”.

 Já o professor Geraldo Lúcio Tiago Filho, do IRN, apresentou o artigo técnico-científico intitulado “Study of a Wells turbine with guide vane applied to ultra-low fall hydroelectric power plants” – “Estudo de uma turbina Wells com distribuidor aplicada em centrais hidrelétricas de queda ultrabaixa”, em Português, que é resultado de estudos do pesquisador Almir Luiz Rodrigues, do CERPCH, sob orientação do professor Geraldo, e que tem como coautor Antonio Carlos Barkett Botan, doutorando em Engenharia Mecânica pela Unifei.

 Segundo o professor Geraldo Lúcio, o evento teve um saldo positivo e foi possível observar que a questão das máquinas hidráulicas se encontra em um bom momento de desenvolvimento científico e tecnológico na América Latina.

 O evento já teve edições realizadas em Campinas (Brasil), La Plata (Argentina) e Quito (Equador). Ao final do encontro realizado neste ano em Medellín, na Colômbia, foi anunciado que a próxima edição acontecerá na cidade de Morélia, no México, em 2021.

 Informações adicionais sobre o LAWG podem ser acessadas em http://www.latiniahr.com/ e sobre a IAHR, em https://www.iahr.org/.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo