UNIFEI

Unifei promove palestras sobre estudos no Canadá

As palestras foram ministradas no Salão de Apoio do prédio da Administração Central por representantes da Universidade de Victoria e da empresa Torrezão.
Na primeira palestra, o professor Edmilson, do Iesti, compartilhou informações sobre o programa English as a Medium of Instruction (EMI) e sua estadia no Canadá.
A segunda palestra, feita pelo grupo Torrezão – Nova Escótia, foi sobre planejamento e estudos no Canadá.
Na oportunidade, foram apresentados os requisitos para ingressar em uma universidade canadense, como a exigência de um determinado nível de Inglês.

 

 Nos dias 23 de setembro e 01 de outubro, aconteceram na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) duas palestras sobre programas no Canadá que promovem estudos da língua inglesa e cursos de formação na área acadêmica. Elas foram organizadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e ministradas no Salão de Apoio do prédio da Administração Central por representantes da Universidade de Victoria e da empresa Torrezão.

 Na primeira palestra, sobre estudos na Universidade de Victoria, proferida por SungJin Park, representante do Centro de Língua Inglesa dessa instituição, foi apresentado o English as a Second Language (ESL), programa oferecido a instituições parceiras, em que os alunos passam por um intensivo estudo da língua inglesa. A palestrante abordou questões sobre a estruturação do programa, duração dos cursos e valores, além de apresentar informações sobre moradia, alimentação e atrações turísticas locais.

 A Universidade de Victoria também oferece o programa English as a Medium of Instruction (EMI), que é destinado a docentes e apresenta técnicas para ensinar disciplinas em língua inglesa. Neste ano, o professor Edmilson Marmo Moreira, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), foi selecionado por um processo seletivo para participar desse curso, ocorrido entre os dias 15 de junho e 09 de julho. Ele esteve presente na palestra e, ao final, compartilhou informações sobre o curso e sua estadia no Canadá.

 Já a segunda palestra, feita pelo grupo Torrezão – Nova Escótia, foi sobre planejamento e estudos no Canadá. A empresa faz a intermediação de alunos que desejam fazer um curso de Inglês, assim como cursos de formação na área acadêmica, como graduação, pós-graduação e mestrado, entre outros.

 Os responsáveis pela palestra explicaram que quando há interessados em estudar no Canadá, são analisados os seus perfis e verifica-se qual universidade pode receber cada candidato. Eles também apresentaram os requisitos para ingressar em uma universidade canadense, como a exigência de um determinado nível de Inglês.

 As palestras foram destinadas tanto para os discentes e docentes da Unifei quanto para pesquisadores e servidores técnico-administrativos, já que qualquer integrante da comunidade Unifei pode participar do programa ESL ou entrar em contato com o grupo Torrezão. Segundo a DRI, considerando-se a época de provas dos alunos da Unifei, o evento teve uma adesão maior do que a esperada. No total, 90 participantes estiveram presentes nas duas palestras.

 A Unifei possui um acordo de cooperação internacional com a Universidade de Victoria, por meio do qual é ofertado um desconto de 30% a quem tiver interesse em participar dos cursos. Ele teve início em 2015 e, desde então, três alunos já participaram do curso de ESL.

 A aluna Hiara Fernandes, do curso de Administração da Unifei, esteve no Canadá no início deste ano e teve a oportunidade de fazer o curso ESL durante 12 semanas, por intermédio da DRI. A aluna relatou que, nos três primeiros meses de estadia no Canadá, ela permaneceu em fase de estudos na Universidade e, ao término do curso, fez trabalho voluntário na cidade como forma de praticar o Inglês e para retribuir todo o aprendizado que estava sendo adquirido.

 Segundo a estudante, o tempo de estudo e, posteriormente, a sua prática foram primordiais para o aprendizado da língua inglesa. Hiara também ressaltou a importância de a Unifei possibilitar aos alunos o acesso a esse tipo de curso. “A oportunidade de fazer o curso proporcionou contato direto com nativos e estrangeiros, forçando o uso da língua inglesa”, disse a aluna. Além das aulas regulares, ela teve contato com o Learning Center, local em que professores e voluntários da comunidade ficam disponíveis para conversação, auxiliando no aprendizado da língua.

 A DRI sempre está em busca de novos acordos e parcerias para proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de se capacitar em alguma instituição no exterior, contribuindo, assim, para o crescimento pessoal e profissional dos participantes, além de prepará-los para o mercado de trabalho.

 A cada semestre, a DRI procura realizar, no mínimo, um evento que incentive e mostre à comunidade as diversas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional que estão espalhadas entre vários países.

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