Universidades argentinas


No dia 14 de outubro, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu a visita dos professores argentinos Esteban Acosta, da Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), e Franco Chiodi, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN). Um dos objetivos da visita foi a continuidade nas conversas que acontecem há dois anos sobre convênios que estão sendo firmados entre as instituições de ensino superior dos dois países no que tange ao desenvolvimento conjunto de projetos e pesquisas voltados para a Indústria 4.0.
Em 2017, os professores argentinos estiveram em Itajubá pela primeira vez para conhecer a UNIFEI e colher informações a respeito de pesquisas desenvolvidas no campus sede que se relacionassem com os trabalhos desenvolvidos nas universidades argentinas.
No total, as três universidades já desenvolveram em conjunto oito artigos, os quais foram publicados em diversos eventos da área, inclusive no Congreso de Ingeniería Industrial (COINI), na Argentina, e no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), no Brasil. As pesquisas foram desenvolvidas na linha de simulação de processo aplicada à indústria dentro do contexto de Indústria 4.0. A coordenação do projeto na UNIFEI está sob a responsabilidade do chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Arnaldo.
Além disso, os professores Fabiano Leal e José Antonio de Queiroz, ambos do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da UNIFEI, promoveram treinamentos e cursos para os alunos das universidades argentinas em 2018 e 2019, respectivamente. Também está previsto que, em julho de 2020, o professor Alexandre Ferreira de Pinho, do IEPG, participe da I Jornada Internacional de Simulação Aplicada em Indústria 4.0, que ocorrerá na Argentina. O docente fará uma palestra sobre o uso de simulação de agentes dentro dessa realidade industrial.
A parceria que está curso envolve apenas as universidades argentinas e o campus sede da UNIFEI, mas, recentemente, tem-se estudado a inserção do campus de Itabira no projeto. Outro ponto que está sendo discutido é a promoção de programas de intercâmbio de docentes e discentes de graduação entre as universidades. Existe também a ideia de que os alunos da Argentina participem de programas de mestrado na UNIFEI. O objetivo é ampliar a parceria internacional, inclusive estendendo-se o projeto a outras áreas e disciplinas.
Além do campus sede da UNIFEI, os professores da Argentina visitaram algumas empresas em Itajubá, e mantiveram contato com a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), por meio de seu diretor de Inovação, Carlos Vitor Rodrigues Conti. E juntamente com o professor José Arnaldo e outros professores do IEPG, os visitantes participaram também da 39ª edição do ENEGEP 2019, realizado em Santos – SP, de 15 a 18 de outubro, com o tema “Os Desafios da Engenharia de Produção para uma Gestão Inovadora da Logística e Operações”.
Laurentian University


De 15 a 22 de outubro, a UNIFEI recebeu a visita do professor Markus Timusk da Laurentian University, do Canadá, para conhecer várias unidades da Instituição em Itajubá e em Itabira e participar de várias reuniões sobre parcerias entre as duas universidades.
O visitante foi recebido na Reitoria, às 9 horas, para uma apresentação geral sobre a UNIFEI e a Laurentian University. Na oportunidade, foram apresentados vídeos sobre a cidade de Itajubá e sobre a UNIFEI, destacando-se as diversas atividades realizadas no campus sede e no de Itabira, e sobre o ecossistema de empreendedorismo local.
O professor também fez uma apresentação sobre a universidade canadense, elencando seus diversos cursos de graduação e pós-graduação, bem como as pesquisas nela realizadas. À tarde, também na Reitoria, ele participou de uma reunião sobre o Programa de Modernização Curricular.
O docente participou de uma discussão sobre o Projeto Vale, visitou as dependências do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), bem como grupos de pesquisas e os laboratórios de Química e Biomateriais.
Markus Timusk também visitou o galpão dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica e ficou empolgado com a apresentação dos estudantes. Além disso, esteve no Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST), no Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) e na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT).
No dia 21, o visitante esteve em Itabira – MG, com os professores Dagoberto Almeida, Marcel Parentoni e Maurílio Coutinho. Eles foram recebidos pelo professor José Eugênio Lopes de Almeida, diretor da unidade da UNIFEI naquela cidade, e assistiram a uma apresentação sobre o campus e os projetos realizados em parceria com a empresa Vale. Ele visitou os laboratórios de Química, Materiais, Sustentabilidade e de outras áreas do campus de Itabira e conversou com seus respectivos pesquisadores. Na terça-feira, 22 de outubro, o professor Markus participou de uma reunião com o prefeito de Itabira, Ronaldo Lages Magalhães, na qual foi discutido o Projeto Vale, e no dia 23 de outubro, ele retornou ao Canadá.
Colégio Militar de Belo Horizonte


No dia 24 de outubro, a UNIFEI recebeu a visita do coronel Marco José dos Santos, comandante e diretor de Ensino do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), unidades do Exército Brasileiro. Ele participou de uma reunião na Reitoria, acompanhado do tenente-coronel Luís Wagner Mascarenhas da Silva, chefe da Divisão de Ensino do CMBH, e do cabo Garcia.
O professor Dagoberto passou aos visitantes algumas informações sobre a UNIFEI, como suas unidades de pesquisa, projetos e investimentos. Durante a conversa, ele demonstrou seu interesse de que Itajubá pudesse sediar uma escola de nível secundário que oferecesse ensino nos moldes dos colégios militares do Brasil. Quanto a isso, o coronel Marco disse que talvez o mais viável seria a implantação de uma escola cívico-militar em Itajubá e não propriamente de um colégio militar, devido a critérios já estabelecidos pelo Exército Brasileiro.
Outro assunto tratado na reunião foi o Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), projeto de abrangência nacional do Exército que tem como principal objetivo promover a inovação e a tecnologia. O professor Dagoberto informou ao coronel Marco que Itajubá poderá sediar um dos escritórios desse projeto, do qual a UNIFEI tem interesse em participar.
O reitor também comentou sobre a recente decisão da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) de ter paralisado a construção do laboratório de alta tensão do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Elétricos (ISI-SE) em Itajubá, empreendimento de grande importância para a cidade bem como para a UNIFEI, e ressaltou a necessidade de participação e investimentos do governo mineiro para a continuidade do projeto.
Os visitantes puderam conhecer ainda o trabalho desenvolvido pelas empresas juniores da Universidade, pelos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica e por diversas unidades da UNIFEI, como o Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos (LUFH), o Núcleo de Separadores Compactos (NUSEC), o Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST) e o Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH).
Após a visita na Reitoria, o coronel Marco e sua comitiva estiveram no Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU) do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), onde conheceram a empresa UNIFEI Junior, a Sala Mahle e os espaços Coworking, FabLab e Makerspace, recentemente inaugurados. Ao final da visita, o coronel Marco disse que outros contatos seriam mantidos entre a UNIFEI e o CMBH para a discussão de parcerias que interessem a ambas as instituições.