



Desde a implantação do Regime de Tratamento Excepcional (RTE) nos cursos presenciais de graduação da UNIFEI em 06/04/2020, os professores da universidade têm se empenhado na tarefa de acompanhar e orientar os discentes nos estudos remotos. Cerca de 80% das disciplinas de graduação da UNIFEI são oferecidas aos alunos remotamente. Uma pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) mostrou que os docentes da instituição utilizam o SIGAA, o Google Classroom e o Moodle como principais plataformas para postar conteúdos. A ferramenta Google Meet também é intensamente utilizada para a realização de encontros virtuais com os discentes.
Google Meet e aprendizagem colaborativa
A professora Renata dos Santos, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), do Campus de Itabira, leciona Língua Portuguesa I e utiliza algumas ferramentas para desenvolver estratégias em metodologias ativas. Em uma destas, com foco na aprendizagem colaborativa, utilizou o Google Meet para organizar os discentes em equipes na realização de atividades da disciplina. A professora trabalha com várias salas virtuais ao mesmo tempo, cada sala com uma das equipes.
Canal de vídeos sobre conteúdos didáticos
O professor Anderson de Assis Morais, do ICPA, possui um canal no YouTube em que disponibiliza vídeos próprios para os discentes da disciplina de Ciências do Ambiente. O canal pode ser acessado por meio do link
https://www.youtube.com/channel/UC9vebE3NCPKT845VbgMxU5Q.
Atividades baseadas em PBL e simulações computacionais
Os professores Benedito Donizeti Bonatto e Camila Paes Salomon, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), do campus de Itajubá, utilizam o Moodle para lecionar a disciplina Modelagem e Análise de Sistemas Dinâmicos. Além das reuniões virtuais com os alunos e de atividades de avaliação formativa disponibilizadas semanalmente no Moodle, os professores incentivam o trabalho colaborativo em equipe por meio de atividades baseadas em PBL (Project Based Learning) e o uso de ferramentas de simulação computacional on-line como as disponíveis no endereço
https://phet.colorado.edu/es/simulations/category/physics.
Duas câmeras para facilitar a exposição de conteúdos
O professor Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), do campus de Itajubá, utiliza duas câmeras reunidas em uma única tela, por meio do Open Broadcaster Software (https://obsproject.com/pt-br), para ministrar as aulas da disciplina Sistemas Operacionais Embarcados. Isto permite apresentar o conteúdo teórico e fazer uma exposição prática das implementações reais.
Lousa digital no ensino de Geometria Analítica
O professor Maicon Sônego, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), do campus de Itajubá, utiliza uma lousa digital para realizar cálculos e apresentar conceitos da disciplina de Geometria Analítica aos discentes. A lousa é utilizada conjuntamente com um software gratuito chamado Openboard (https://openboard.ch/download.en.html) que possibilita ao docente utilizar vários recursos visuais para enriquecer as explicações.
Apoio do CEDUC
O Centro de Educação da UNIFEI (CEDUC) disponibilizou um acervo de materiais para auxiliar os docentes na preparação de suas aulas e também promoveu encontros virtuais para a discussão de práticas de ensino. Nestes encontros os docentes puderam compartilhar suas experiências e dificuldades em relação ao ensino remoto.
Visite a página do CEDUC: https://ceduc.unifei.edu.br/
Assista aos webinars do CEDUC nos links abaixo:
Metodologias ativas e tecnologias no ensino remoto
https://ceduc.unifei.edu.br/formacao/webinar-metodologias-ativas/
Avaliação em Disciplinas Remotas
https://ceduc.unifei.edu.br/formacao/webinar-avaliacao-remota/
I Encontro de Docentes Unifei – Semana de Formação RTE
https://ceduc.unifei.edu.br/formacao/i-encontro-de-docentes-unifei-semana-de-formacao-rte/
Palavra da Administração
A UNIFEI monitora todas as ações referentes ao RTE e realiza as intervenções necessárias quando são identificados problemas. Já foram abertos editais para fornecer notebooks e internet para os alunos, também foram realizadas alterações nas normas do RTE em função de demandas dos estudantes e dos professores. Além disso, já foram feitas alterações nos índices de desempenho para os alunos não serem prejudicados, entre outras decisões.
Sabemos que não é fácil para os docentes, alunos e familiares, mas precisamos trabalhar juntos. Não se sabe ainda por quanto tempo estaremos impedidos de praticar o ensino presencial nas universidades, mas já sabemos que aquelas instituições que ainda não realizam ensino remoto devem iniciar no segundo semestre. Lembramos que a UNIFEI disponibiliza atendimento psicológico para auxiliar os alunos que se sentirem afetados por tantas mudanças e que vamos fazer intervenções no modelo do RTE sempre que necessário.