


As professoras Jane Raquel Silva de Oliveira e Juliana Fedoce Lopes, ambas do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), desenvolveram o projeto “Uai, me conta”, que tem como objetivo geral a criação de materiais de divulgação científica a partir de uma rede colaborativa estadual. Essas publicações apresentam, para um público externo às universidades e aos centros de pesquisa, a multiplicidade de cientistas mineiros e a diversidade de conhecimento produzido nas diferentes microrregiões do Estado de Minas Gerais, expondo o fazer científico a partir da perspectiva de quem faz a ciência mineira.
Segundo as docentes, os conteúdos de divulgação científica serão produzidos durante os próximos três anos em diversos formatos digitais, tais como documentários, vídeos seriados, podcasts e posts em redes sociais, e os cientistas e seus vínculos pessoais e profissionais com o Estado de Minas Gerais serão o ponto central dos materiais de divulgação. De modo adicional, a riqueza cultural mineira será destacada e valorizada por meio da apresentação de informações sobre as cidades em que os cientistas residem e dos hábitos locais de cada uma dessas regiões.
O projeto recebeu fomento da Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), por meio do Edital 05/22, e tem como justificativa principal o incremento da divulgação da ciência mineira e dos cientistas responsáveis pelo seu desenvolvimento, bem como suas vivências pessoais e culturais. O estado mineiro tem o maior número de instituições públicas de ensino superior do país, além de contar com importantes centros de pesquisa com amplo potencial para ações de divulgação científica.
De acordo com as professoras coordenadoras do projeto, estudos revelam que, embora confie na ciência, a população mineira tem conhecimento restrito sobre a ciência produzida no Estado, desconhecendo, inclusive, seus pesquisadores e instituições.
As professoras Jane Raquel e Juliana Fedoce indicam pesquisadores mineiros para colaborarem com o projeto, convidando os profissionais para conversarem e contarem sobre seus trabalhos e experiências. Os cientistas também podem se autoindicar por meio do formulário disponibilizado em http://bit.ly/3lkd7j5, contribuindo, assim, para a construção de um ecossistema sólido de comunicação pública da ciência em Minas Gerais.