UNIFEI

Diretoria de Assuntos Estudantis realiza projeto Longe de Casa com ingressantes de 2023 no campus de Itajubá

O projeto Longe de Casa teve suas ações executadas por Thamiris Daniel, Luciana Caretti e João Gabriel.
As oficinas ocorreram durante as aulas de disciplinas introdutórias dos cursos de graduação. Crédito das fotos: Projeto Longe de Casa / DAE – UNIFEI.

 A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), por meio dos serviços de Apoio Pedagógico e Psicológico, realizou, no decorrer do primeiro semestre de 2023, as ações do projeto Longe de Casa, visando apoiar o processo de recepção e adaptação dos alunos ingressantes.

 O projeto foi criado em 2017 e passou por modificações ao longo do tempo, sempre com o objetivo de contribuir com os estudantes em seu processo de afiliação ao ensino superior. A partir de sua execução, pretende-se possibilitar que os alunos pensem a respeito do momento inaugurado com a chegada na Universidade e desenvolvam habilidades importantes para o planejamento da vida acadêmica.

 Em consonância com a literatura disponível sobre o tema, a coordenação do projeto acredita que a Universidade deve emergir como um contexto facilitador da autonomia dos estudantes, promovendo a integração e o desenvolvimento acadêmico pessoal, social e afetivo.

 Anteriormente, o projeto era realizado por meio de um evento único que reunia todos os ingressantes dos cursos da UNIFEI. Contudo, a partir de 2023, a metodologia utilizada foi diferente e optou-se por visitas nas salas de aula, gerando um ambiente propício para a participação ativa dos alunos. As ações foram executadas pela psicóloga Thamiris Daniel dos Santos; pela pedagoga Luciana da Silva Caretti e por João Gabriel Ribeiro Silva, estudante de Psicologia e estagiário do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UNIFEI.

 Segundo as profissionais, essas ações de acolhimento e informações iniciais aos ingressantes são muito relevantes, pois nelas são abordadas questões pertinentes à transição do ensino médio para o ensino superior. Também são tratados assuntos referentes aos processos de aprendizagem e estratégias de estudo eficazes, gestão do tempo, saúde mental e emocional de estudantes da graduação e técnicas para lidar com a ansiedade e procrastinação, além de serem apresentados os serviços e redes de apoio existentes na Universidade.

 Durante as oficinas realizadas, os ingressantes receberam uma ficha de autoavaliação, com a finalidade de ajudá-los a identificarem as dificuldades enfrentadas no início da graduação, e que deveria ser preenchida pelos alunos na medida em que os conteúdos eram abordados. Ao final, cada participante pôde ter uma visão mais ampla de seus desafios e das possibilidades de solução de suas demandas. As oficinas ocorreram durante as aulas de disciplinas introdutórias e, ao todo, foram atendidas 21 turmas de ingressantes de cursos de graduação do campus de Itajubá.

 Outra ação realizada pela DAE para apoio aos novos alunos foi a organização do Guia Tô na Área. O material apresenta dicas e orientações pertinentes ao ingresso na Instituição e pode ser acessado pelo link https://drive.google.com/drive/folders/1LtnG9tcnaHrouygFPYT1_QHNls-XEkV4

 A DAE agradece aos estudantes que participaram das atividades e às coordenações de curso e docentes que cederam suas aulas para a realização do projeto.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo