UNIFEI

[:pb]CERPCH da Unifei realiza diversos eventos no Brasil e no exterior[:]

[:pb]

O professor Geraldo Lúcio Tiago Filho, do IRN da Unifei, foi um dos palestrantes da terceira edição do Latin American Hydropower & Systems Meeting.

O evento realizado em Quito, Equador, promoveu o intercâmbio de conhecimento e experiências entre alunos e profissionais da América Latina que atuam na área de máquinas hidráulicas e sistemas.
A XI Conferência de Pequenas Centrais Hidrelétricas foi realizada na cidade de São Paulo.
Encerramento do 12º Semear realizado neste ano no auditório do Excen da Unifei.

 O Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) promoveu, entre junho e setembro deste ano, alguns eventos em nível nacional e internacional.

 Evento na área de máquinas hidráulicas e sistemas

 O CERPCH promoveu a terceira edição do Latin American Hydropower & Systems Meeting, por meio do Grupo Latino Americano de Máquinas Hidráulicas e Sistemas da International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR).

 O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da Escuela Politécnica Nacional, em Quito, Equador, e teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e experiências com alunos de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais de países da América Latina que atuam na área de máquinas hidráulicas e sistemas.

 Cerca de 100 participantes puderam assistir as palestras ministradas pelos professores Geraldo Lúcio Tiago Filho, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Unifei; Mohamed Farhat, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, e Luo Xianwu, da Tsinghua University, na China, e também conhecer os trabalhos selecionados pelo comitê científico do evento.

XI Conferência de Pequenas Centrais Hidrelétricas

 O CERPCH da Unifei promoveu também, em parceria com a Associação de Geração de Energia Limpa (Abragel), a XI Conferência de Pequenas Centrais Hidrelétricas no auditório do Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, na cidade de São Paulo.

 Nesta edição, o evento, de alcance nacional, teve como objetivo discutir os principais aspectos referentes às pequenas centrais hidrelétricas, abordando aspectos legais e institucionais, tecnologia aplicável, meio ambiente e análises econômicas.

 A conferência reuniu cerca de 250 agentes do setor, em um ambiente rico em informações e oportunidades de negócios. O público foi composto principalmente por investidores, técnicos, agentes de mercado e provedores de soluções e tecnologias, que utilizaram o ambiente para prospectar oportunidades e desenvolver contatos.

 Dentre os participantes, estiveram alunos, pesquisadores e professores da Unifei, campus de Itajubá, da Universidade Federal do ABC (UFABC); da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

12° Semear

 Na Semana Mundial do Meio Ambiente, pelo 12° ano consecutivo, o CERPCH da Unifei promoveu, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itajubá, o Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis (Semear), no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Unifei.

 Nesta edição, o evento teve alcance regional, visando contribuir para discussão, integração e intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes, consultores, engenheiros e outros profissionais que atuam na área ambiental.

 O 12º Semear contou com a participação de alunos, pesquisadores e professores das unidades da Unifei de Itajubá e Itabira, da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi), do Instituto Federal do Sul de Minas, da UFABC e da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru – SP.

 Para sua realização, o Seminário teve o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da empresa Neurotec e o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Hídrica (Caehd) e da Geia Jr., Empresa de Consultoria e Serviços Ambientais.

 Realizado anualmente, o Semear tem como objetivo valorizar os mestrados em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Memarh) e em Engenharia de Energia, a Especialização em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Cemarh) e os cursos de Biologia e Engenharias Ambiental, Hídrica e de Energia da Unifei.

 Dentre os palestrantes convidados destacaram-se os representantes do Grupo Dispersores, que falaram sobre Proteção e Recuperação de Nascentes, e o da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itajubá, que falou sobre Manejo Integrado de Bacia Hidrográfica.

[:]

Rolar para cima
Ir para o conteúdo