UNIFEI

Edição 2025 do ranking Stanford/Elsevier reafirma pesquisadores da UNIFEI entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo

Da esquerda para direita/ de cima para baixo: Antonio Fernando Branco Costa, Electo Eduardo Silva Lora, Paulo Fernando Ribeiro, Antonio Carlos Zambroni de Souza e Guilherme Ferreira Gomes

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) celebra mais uma vez a excelência de sua pesquisa com a inclusão de cinco docentes na edição de 2025 do ranking Stanford/Elsevier’s Top 2% Scientists, um dos mais prestigiados levantamentos sobre o impacto da produção científica mundial. Divulgado anualmente desde 2020, este levantamento tem destacado a presença recorrente de pesquisadores da UNIFEI, o que evidencia a sólida relevância internacional do trabalho desenvolvido na instituição.

Desenvolvido pela Universidade de Stanford, em parceria com a editora Elsevier, o ranking utiliza um índice composto chamado c-score, que avalia a influência científica de milhões de pesquisadores com base em uma série de métricas. Entre elas estão o número total de citações, o índice h, o índice hm (ajustado para coautoria), citações como autor único, como primeiro autor, e como último ou único autor. Diferente de outros rankings, o c-score foca no impacto real das publicações, priorizando as citações em vez da simples quantidade de produções, e considera a posição do autor nas publicações. O ranking é ainda mais robusto, pois permite a avaliação tanto do impacto ao longo da carreira quanto do impacto recente (considerando as citações de 2024), e inclui dados com e sem autocitações.

A base de dados completa pode ser consultada publicamente através do link: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/8.

Na edição de 2025 a UNIFEI teve docentes reconhecidos em ambas as frentes de análise:

Impacto ao longo de toda carreira:

Prof. Dr. Antonio Carlos Zambroni de Souza (ISEE)

Prof. Dr. Antonio Fernando Branco Costa (IEPG)

Prof. Dr. Paulo Fernando Ribeiro (ISEE)

Impacto anual recente:

Prof. Dr. Electo Eduardo Silva Lora (IEM)

Prof. Dr. Guilherme Ferreira Gomes (IEM)

Prof. Dr. Paulo Fernando Ribeiro (ISEE)

Para a Universidade Federal de Itajubá, a presença contínua de seus docentes neste seleto grupo é motivo de imenso orgulho. Este reconhecimento não apenas celebra o mérito e a dedicação de nossos pesquisadores, mas também projeta a UNIFEI no cenário global, consolidando-a como uma instituição de relevância na produção de conhecimento. O resultado serve como inspiração para toda a comunidade acadêmica e reforça nosso compromisso com a ciência, que gera desenvolvimento e transforma a sociedade.

Para homenagear nossos pesquisadores e divulgar o impacto de suas contribuições, a UNIFEI publicará, nas próximas semanas, uma série de reportagens especiais sobre a trajetória e as pesquisas de cada um dos docentes listados. Esta iniciativa de comunicação se estenderá também à divulgação dos resultados de outros rankings de relevância, reforçando o compromisso da Universidade em valorizar a excelência, a qualidade e o impacto da produção científica de seus pesquisadores e pesquisadoras.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo