
Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) promoveu o V Simpósio de Educação em Ciências e a VIII Semana das Licenciaturas da UNIFEI, com o tema “Educação em Ciências e formação docente hoje: treinamento ou emancipação?”. O evento reuniu pesquisadores(as), professores(as) da Educação Básica e licenciandos(as) em um espaço de diálogo sobre os desafios e as perspectivas da formação de professores e do ensino de Ciências na atualidade.
A programação contou com palestras, mesas-redondas, apresentações de comunicações e pôsteres, oficinas temáticas e atividades culturais, consolidando-se como um importante espaço de integração entre a universidade e a comunidade educacional.

A mesa de abertura teve a participação da vice-reitora da UNIFEI, professora Janaina Roberta dos Santos; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanessa Silveira Barreto Carvalho; do pró-reitor de Graduação, professor Rodrigo Silva Lima; da diretora do Instituto de Física e Química, professora Geise Ribeiro; do diretor do Instituto de Recursos Naturais, professor Marcelo de Paula Corrêa; e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, professora Jane Raquel Silva de Oliveira.
Em seguida, ocorreu a palestra de abertura “Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a formação docente em Ciências: caminhos para a emancipação”, ministrada pela professora Carmen Fernandez, da Universidade de São Paulo (USP).

No segundo dia, a mesa-redonda intitulada “A perspectiva das pesquisas em Temas Socioambientais, Educação e Tecnologias e Processos Formativos para o tema ‘Educação em Ciências e formação docente hoje: treinamento ou emancipação?’” reuniu as professoras Paula Carolei (UNIFESP), Samira Zaidan (UFMG) e Fernanda Marinho (UFSCar), que compartilharam experiências e reflexões sobre os processos formativos e os desafios contemporâneos da área.
Durante o evento, foi lançado o livro “História das Ciências e da Matemática na Educação Básica: Ensino de casos históricos através da história interrompida”, de autoria dos professores da UNIFEI Evandro Rozentalzki e Mariana Feiteiro Cavalari Silva, juntamente com outros colaboradores.

Também foram realizadas as oficinas temáticas: Materiais didáticos inclusivos e Desenho Universal para a Aprendizagem no Ensino de Ciências, com as professoras Juliani Flávia de Oliveira e Isabella Balducci Rezende; Ciência na era digital: a educação em ciências e os desafios das redes sociais, com a professora Brenda Braga Pereira; e Experimento didático sobre composição das cores de estrelas, conduzida pelo professor Agenor Pina da Silva e Rayan Neves Dias.
O evento foi encerrado com a palestra “Docência em formação e seus atalhos emancipatórios”, ministrada pela professora Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, professora aposentada da UNIFEI, que destacou a importância da autonomia e da reflexão crítica na trajetória docente.

Com uma programação ampla e participativa, o simpósio e a Semana das Licenciaturas reafirmaram o compromisso da UNIFEI com uma formação docente crítica, emancipadora e alinhada às demandas da educação contemporânea.