
As comemorações pelos 112 anos da nossa Universidade Federal de Itajubá (Unifei) passam, necessariamente, por uma cerimônia que preserva a memória de seu fundador, nos idos de 1913. Uma sessão solene ocorreu neste domingo, 23, com a aposição de flores no mausoléu de Theodomiro Santiago, na sede histórica construída por ele, bem em frente à primeira Igreja Matriz de Itajubá.

No mesmo dia em que o advogado Santiago instituiu a principal instituição de ensino superior do Sul de Minas, há exatamente 112 anos, a homenagem prestada emocionou aqueles que conviveram com ele e beberam de seus ensinamentos. Senhores de cabelos brancos fizeram discursos, contaram histórias e, mais uma vez, se emocionaram.

Nada que surpreendesse os jovens que hoje lideram a administração da Unifei, Marcel Parentoni e Janaína dos Santos. Compenetrados, reitor e vice-reitora compreendem, respeitosamente, a importância do que é dito naquele local há muitos e muitos anos.

A força do evento também reuniu ex-alunos das Engenharias Elétrica e Mecânica que, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade, participaram de missa que celebrava meio século de sua formaturas.