UNIFEI

Com mais Docentes, TAEs e Gratificações, UNIFEI passa a ter a maior estrutura da sua história

Entrada do Campus Itajubá

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) alcança um marco histórico com o expressivo fortalecimento de sua estrutura organizacional e de pessoal, resultado de um diálogo institucional consistente e estratégico com o Ministério da Educação (MEC). Desde o início da atual gestão, a Reitoria vem pleiteando o reconhecimento das necessidades da Universidade em termos de vagas e gratificações, culminando em conquistas muito significativas para a instituição.

No âmbito da estrutura organizacional, a UNIFEI foi contemplada com 11 novos Cargos de Direção (CDs), o que representa um aumento de 25% em relação ao quantitativo anteriormente existente. Além disso, foram disponibilizadas 5 novas Funções Comissionadas de Coordenação (FCCs) e 24 novas Funções Gratificadas (FGs). Para o ano de 2026, está prevista ainda a liberação de outras 45 FGs, totalizando um acréscimo superior a 60% no número de funções gratificadas da Universidade.

Em relação ao quadro de pessoal, foram garantidas 25 vagas para Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e 5 vagas para docentes, independentemente da criação de novos cursos. Ademais, para a abertura de novos cursos, o MEC já aprovou a disponibilização adicional de 88 vagas para docentes e 46 vagas para TAEs.

Dependências do Campus Itabira

Esses avanços consolidam a UNIFEI com a estrutura mais robusta de sua história, fortalecendo sua capacidade institucional, acadêmica e administrativa. A Universidade manifesta seu reconhecimento e agradecimento ao Ministério da Educação e ao Governo Federal pelo atendimento às demandas apresentadas.

Enquanto tramitam as alterações regimentais necessárias, a gestão está trabalhando com a nomeação de assessorias pró-tempores, de modo a já começar a viabilizar o adequado funcionamento das novas estruturas.

O Reitor da UNIFEI, professor Marcel Parentoni, destacou a relevância da conquista: “desde o início da nossa gestão estabelecemos um diálogo totalmente sério e transparente com o MEC, em defesa das necessidades de aumento de vagas (docentes e taes) e gratificações para a Unifei. Os quantitativos que conseguimos trazer são extremamente expressivos e demonstram a relevância com a qual a Unifei tem sido tratada no âmbito nacional. Nos dá muito orgulho, em tão pouco tempo de gestão, estarmos trazendo resultados desse nível de qualidade para nossa universidade.”

Rolar para cima
Acessar o conteúdo