
No dia 09 de fevereiro, o Pró-Reitor de Extensão da UNIFEI, prof. Elcio Arruda, e a Coordenadora de Extensão Social do Campus de Itabira, Carolina Narciso, realizaram visitas aos territórios onde são desenvolvidos projetos de extensão sob a coordenação do prof. Leonardo Reis.
O objetivo da visita foi levantar demandas das comunidades para fortalecer as ações de extensão universitárias da UNIFEI, área que tem sido cada vez mais demandada pelos estudantes após aprovação da Resolução nº 7 de 18/12/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que define a obrigatoriedade de 10% da carga horária dos cursos de graduação.
O primeiro território visitado foram os bairros Bela Vista e Nova Vista, onde residem os atingidos pela Barragem do Pontal, que conquistaram o direito a uma Assessoria Técnica Independente após ser elevado o grau de risco do dique Minervino e do Cordão Nova Vista, que fazem divisa com estes bairros. A UNIFEI pode contribuir com a Comissão dos Atingidos pela Barragem do Pontal com atividades de formação socioambiental que inclua discussão sobre direitos humanos e direito ambiental.

Na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabira (ASCARMARITA) os associados contaram um pouco da sua história, que passou do uso de um terreno alugado, com condições precárias de trabalho, para a construção e equipagem de um galpão em parceria com o poder público e empresas locais. Lucimar, presidenta da ASCARMARITA, destacou a importância dos projetos de extensão da UNIFEI nos últimos anos, para fortalecimento da autogestão e da organização do trabalho no dia a dia dos associados.

A última visita foi à comunidade Quilombola de Morro Santo Antônio, na região rural da cidade. Esta comunidade foi a primeira de Itabira certificada pela Fundação Cultural Palmares e recentemente teve sua associação completamente reformada para a realização de atividades culturais, que fortaleçam a identidade e memória quilombola. Também é uma comunidade que faz parte da Rede Afroecológica, projeto organizado pelo OCDOCE e pela Comissão Quilombola do Rio Doce, que fomenta a produção e comercialização de produtos quilombolas de mais de 20 comunidades ao longo de toda Bacia do Rio Doce.