





Aconteceu na Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Uniifei) a assinatura do Termo de Cessão de sua área de expansão, de 458.000 m², para a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), entidade responsável pela implantação e gestão do Parque Científico e Tecnológico da cidade.
Pela Unifei, participaram os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Edson de Oliveira Pamplona; pró-reitor de Extensão; Marcos Aurélio de Souza, um dos representantes da Unifei na Inovai; Carlos Henrique Pereira Mello, Diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Proex e; Juliana Caminha Noronha, do Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU).
Também estiveram presentes, pela Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI), o prefeito, Rodrigo Imar Martinez Riera; o vice-prefeito, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, e a diretora do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, Maria Sírcia de Sousa.
Outros participantes do evento foram, pelo Sebrae Minas, a analista técnica Bárbara Sarto; pela Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o presidente, André Luiz Martins Gesualdi, José Evaldo Coelho e Roberto Muzzi, da plataforma de negócios Viakart, parceira da Fiemg em Belo Horizonte – MG; pela Inovai, o diretor geral, Maurício de Pinho Bitencourt, e o diretor de Inovação, Carlos Vitor Rodrigues Conti, e pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm), os professores Cirineu Ferreira dos Santos e Ronaldo Sales Abranches e Hector Gustavo Arango.
Na oportunidade, também foi assinado o Termo de Cessão para uso temporário das dependências do Complexo Histórico e Cultural da Unifei, no centro da cidade, pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), uma das unidades que compõem o ecossistema de empreendedorismo do município.
Durante sua fala, o reitor da Unifei, professor Dagoberto, comentou sobre a importância de pessoas que, com suas atitudes, estão influenciando positivamente a história da humanidade e transformando gerações, como é o caso dos integrantes das entidades que compõem a Inovai. Ele também citou a troca de correspondências mantida recentemente com o ex-ministro Marco Antônio Raupp, que parabenizou a Unifei por seu papel na concretização do Parque Científico Tecnológico de Itajubá.
Já o prefeito municipal, Rodrigo Riera, disse que o ato da assinatura do Termo de Cessão do terreno para a Inovai era um dos mais importantes acontecimentos da história itajubense e que a iniciativa da Unifei iria mudar o presente e o futuro do município. “Este é um dos maiores investimentos feitos em Itajubá, que será outra cidade, para melhor, a partir de agora”, afirmou o prefeito.
Após o evento realizado, os presentes foram convidados pelo professor Dagoberto para uma sessão de fotos, para registro desse momento, nas áreas próximas à entrada principal do campus sede da Unifei.
Aprovação pelo Consuni
O Termo de Cessão da área de expansão da Unifei para o Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, que deverá ser gerido pela Inovai, havia sido aprovado, por unanimidade, durante a 5ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Unifei, realizada no último dia 07 de maio.
Conforme descrito na 13ª Resolução aprovada na reunião:
“Constitui objeto deste instrumento a cessão de uma área de 458.000 m², localizada na área de expansão da Unifei – Campus de Itajubá, delimitada pela Rodovia Itajubá-Maria da Fé, denominada MGC-383, Estrada Lourenço Velho, Avenida 02 projetada e divisas da Área de Expansão conforme planta, do Anexo I, parte integrante do documento, para a implantação e execução do projeto Parque Científico e Tecnológico de Itajubá”.
A citada resolução do Consuni foi publicada no Boletim Interno Semanal (BIS) da Unifei número 20, de 14 de maio de 2018, que está disponível no link: https://unifei.edu.br/comunicacao/boletim-interno-semanal/
Esta cessão aprovada pelo Consuni foi a segunda ação concreta para a concretização do parque, como uma garantia de seu espaço físico. Este é um dos investimentos que serão feitos pelas entidades integrantes da Inovai, entre as quais, além da Unifei, estão o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei), que irá contribuir financeiramente com a construção do parque, e a PMI, que promoverá a viabilidade da obra, com a disponibilização de infraestrutura, como energia elétrica, rede de água e saneamento básico.
Evento da Inovai
Após a aprovação pelo Consuni, o reitor da Unifei, professor Dagoberto, fez o anúncio dessa cessão de terreno durante a abertura do evento “We Inovai Fórum – Desenvolvendo um ambiente de negócios entre indústrias e startups”, realizado no Teatro Municipal Christiane Riera, próximo ao Centro Administrativo de Itajubá, no dia 10 de maio.
“Para que vocês tenham uma ideia, essa área é 23% maior que a área do campus sede. A concessão é para um período de 50 anos a esta associação civil, que representa juridicamente todos os nossos esforços em termos de empreendedorismo, inovação, incubadoras e parque científico e tecnológico. Finalmente, nós temos uma pessoa jurídica para que isso seja possível e, hoje, há um fato concreto do qual podemos nos orgulhar”, disse o professor Dagoberto.
Além do reitor, participaram do evento os professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, Edson de Oliveira Pamplona, Marcos Aurélio de Souza e Carlos Henrique Pereira Mello. Estiveram presentes ainda o procurador jurídico da instituição, Mauricio Gouvêa, professores e alunos do curso de Administração da Unifei.
O evento, que contou com as presenças de autoridades federais, estaduais e municipais, representantes de instituições de ensino e entidades de classe, palestrantes, empresários, imprensa e outros convidados, foi uma iniciativa da Inovai e associou-se às demais ações de promoção e fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá.
Segundo os organizadores, os objetivos do evento foram: disseminar os benefícios da implementação da inovação tecnológica nas atividades produtivas no ecossistema de Itajubá; promover a relação entre os agentes formadores da “hélice tríplice” da cidade e demais agentes da sociedade e oferecer oportunidade de melhorar o conhecimento a todos interessados, nos temas relacionados à conexão entre indústrias e startups, inovação e empreendedorismo e suas formas de aplicação e fomento.
Após o pronunciamento do reitor da Unifei, na abertura do evento, fizeram uso da palavra a gestora de projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), Gabriella Sant\’Anna; o presidente da Regional Sul da Fiemg, André Luiz Martins Gesualdi, e o ex-ministro Marco Antônio Raupp, que, de 2012 a 2014, esteve à frente do atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e é um dos responsáveis pelo Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP. Por fim, discursou o prefeito municipal de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera.
Apresentações
Dando sequência ao evento, foi apresentada a conferência de abertura “Conexão Indústria e Startup – visão global e a singularidade de Itajubá”, ministrada pelo diplomata Juliano Alves Pinto, líder do Projeto “Diplomacia da Inovação” em Minas Gerais, fruto de parceria entre o Escritório do Itamaraty em Minas Gerais (Ereminas) e a Fiemg, que tem por objetivo aproximar o ecossistema de Belo Horizonte às principais praças inovadoras do mundo.
Em seguida, foi apresentado o painel “O papel dos startups na revolução tecnológica da indústria”, sob a mediação de Vasco Varanda Picchi, graduado em Engenharia Elétrica pela Unifei e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, atualmente, diretor de Novos Negócios na Safe Trace S/A.
Um dos participantes do painel foi o atual diretor de Inovação da Inovai, Carlos Vitor Rodrigues Conti, ex-presidente da Honeywell do Brasil e ex-vice-presidente da Honeywell Scanning & Mobility, divisão de soluções de automação e controle (ACS) do grupo Honeywell.
Também participou Halley Takano, CEO e um dos fundadores da Comprovei, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), pós-graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini e em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Outro participante foi Alessandro Augusto Nunes Campos, servidor público federal do MCTIC, que, atualmente, está atuando como coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento, na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei. Ao final das colocações, o público pode fazer perguntas aos debatedores.
Após a realização do painel, os presentes acompanharam o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães, que falou sobre políticas de apoio para a conexão indústria/startup. O palestrante é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutor em Bioquímica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doc pelo National Institutes of Health, nos Estados Unidos. Antes de sua apresentação no evento da Inovai, Jorge esteve visitando a Reitoria da Unifei no mesmo dia 10.
Na sequência, aconteceu a apresentação sobre a “Indústria 4.0 – oportunidades de negócios entre indústrias e startups”, conduzida pelo presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, engenheiro, empresário do setor industrial e presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), do Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da CNI.
Para esse momento, o palestrante contou com a colaboração do gerente de Educação para a Indústria da Fiemg, Ricardo Aloysio, que possui vasto conhecimento sobre o assunto Indústria 4.0. Após essa apresentação, Henrique Sérgio de Paula, presidente do Simmmei, e André Luiz Martins Gesualdi, presidente do sindicato na gestão de 2001 a 2017, prestaram homenagem a Olavo Machado Junior pela sua atuação como presidente da Federação nos últimos dois mandatos.
Ao final do fórum, foram feitos agradecimentos, em nome dos sócios fundadores da Inovai, aos participantes e palestrantes, bem como aos representantes do Sebrae pelo suporte e apoio à realização do evento. Os presentes foram então convidados a uma confraternização, na qual puderam conversar e partilhar experiências.
Sobre a Inovai
A Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) foi criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e do município de Itajubá, bem como associações de classe dos setores da indústria, comércio e serviços e instituições de ensino, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação.
A associação tem como sócios fundadores a Unifei, a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá (Aciei), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, a Facesm, a PMI, a Sedectes e o Simmmei. Segundo seus idealizadores, a Inovai nasceu para catalisar a interação entre os principais agentes de desenvolvimento do ecossistema de inovação de Itajubá, propondo rotas, explorando potencialidades e gerando oportunidades.
A Inovai se propõe a gerir, de forma colaborativa, ações e atividades de inovação e empreendedorismo, como incubação de empresas de base tecnológica, aceleradoras, parque científico e gestão de projetos de ciência, tecnologia e inovação, dentre outras atividades que possam gerar negócios em Itajubá.