UNIFEI

Unifei de Itabira promove o Seminário Internacional de Engenharia de Saúde e Segurança

 Durante os dias 25 e 26 de abril, foi promovido o 1º Seminário Internacional de Saúde e Segurança, evento que reflete não só a consolidação do curso, mas também o processo de internacionalização na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus de Itabira. O evento contou com a participação dos professores Yannick Lemonie e Adelaide Nascimento, ambos do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM).

 O CNAM é uma universidade francesa, considerada o berço da ergonomia, cujos trabalhos realizados em laboratórios são referência para estudos sobre a área em todo o mundo. Os principais pontos de abordagem da instituição foram a transformação das condições de trabalho nas décadas 60 e 70, atuando de maneira conjunta com sindicatos de trabalhadores franceses.

 A ideia do seminário surgiu a partir do Projeto Regional França, América Latina e Caribe (Prefalc), que promove o intercâmbio entre docentes da Unifei, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidad de Concepción (Udec) e do CNAM.

 Para o professor e coordenador do evento, Raoni Rocha Simões, a troca de experiências não poderia ter sido melhor. O docente avaliou o seminário de uma maneira muito positiva e falou sobre a participação dos professores no seminário. “O Yannick e a Adelaide contribuíram de duas formas: tecnicamente, mostrando aos alunos o que é realizado em atividades e pesquisas na área da ergonomia na França, além de motivá-los, já que a Adelaide é uma brasileira que agora atua como coordenadora de mestrado no CNAM, caminho que eles também podem traçar no futuro”, destacou o professor.

 Além das discussões relacionadas ao que vem sendo desenvolvido na área de saúde e segurança no exterior, houve apresentações de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso dos discentes, sendo, inclusive, montada uma banca para avaliação dos projetos, e também um terceiro momento, no qual foram levantadas possibilidades de intercâmbio dos alunos da Unifei junto à universidade francesa.

 Segundo o professor Raoni, tudo isso eleva, ainda mais, a importância do evento. “Temos que estimular ações que tiram o aluno da sala e o trazem para outros espaços de discussão e reflexão sobre as disciplinas que ensinamos. É uma oportunidade importante para que eles tenham referências de pesquisas de fora, além de ser uma forma de contribuir com a internacionalização do campus, algo que a Unifei tanto busca”, avaliou o docente.

 O professor Yannick Lemonie elogiou o nível dos debates realizados, que envolveram também alunos de outras engenharias oferecidas no campus, e disse que o preparo dos estudantes da Unifei até os fez refletir sobre os métodos de ensino oferecidos na França, ressaltando a necessidade de formar alunos mais críticos.

 O docente também destacou que a manutenção da parceria entre as duas instituições é algo fundamental. “É importante manter essa ligação entre a Unifei e o CNAM, promovendo projetos em comum e desenvolvendo parcerias. Nosso objetivo é envolver alunos e professores em ações de colaboração e pesquisa, com profissionais daqui, inclusive, contribuindo conosco na França. Esse seminário é a primeira pedra dessa construção”, finalizou o professor.

Organizado pelo Centro Acadêmico de Saúde e Segurança, o evento contou com a presença de alunos de vários cursos.
Os professores Adelaide Nascimento e Yannick Lemonie elogiaram o nível dos debates entre os docentes e os estudantes.
Rolar para cima
Ir para o conteúdo