UNIFEI

Startup composta por alunos da Unifei participa do Thought For Food

Startup formada por alunos da Unifei foi uma das finalistas do Thought For Food.
A equipe é composta por três alunos da Unifei e por dois consultores da indústria de alimentos de origem animal.
O evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu participantes de diversos países.

 

 O Brasil foi escolhido para sediar o Thought For Food Academmy & Summit 2018, uma conferência anual de inovação na agricultura e cadeia de alimentos, que envolve agentes de todo o mundo, e a cidade do Rio de Janeiro concentrou as discussões por uma semana durante o mês de julho.

 Entre as 10 finalistas, a mineira Laticin se destacou. Composta por três alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Ana Raquel Calháu Pereira, Cristiano Costa e Gabriel Roriz, e por dois consultores da indústria de alimentos de origem animal, Florisvaldo Pereira e Rosana Calháu, a equipe compõe o portfólio de startups residentes do LAB001, programa de pré-aceleração de startups de hardware e hardsciences dirigido pelo Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU).

 Com o objetivo de modernizar a gestão dos pequenos e médios laticínios, a empresa desenvolve um software baseado em inteligência artificial para, através de análise preditiva, otimizar toda a cadeia produtiva, da coleta do leite à venda dos produtos lácteos.

 Ana Raquel, sócia da Laticin, comentou sobre a escolha da startup para participar do evento no Rio de Janeiro. “Quando recebemos o comunicado sobre nossa seleção, a equipe ficou atônita. É um evento reconhecido no mundo inteiro e que pode gerar muitas oportunidades para a Laticin. Estamos empolgados com o networking e os conhecimentos que podemos adquirir com tanta gente incrível reunida”, disse a aluna da Unifei.

 Com um problema latente, um mercado em expansão e um time maduro, a empresa tem evoluído rapidamente desde que iniciou operações em fevereiro de 2018. “Em quatro meses de trabalho, fizemos muitas validações na região do Sul de Minas. Nosso software está em testes com o laticínio Soberano, em Maria da Fé, e já recebemos contatos de outras duas empresas interessadas. Eu considero essa velocidade como resultado de um time competente, dedicado e complementar”, disse Gabriel Roriz, outro sócio da startup.

 Recentemente, a Laticin também foi selecionada entre as 20 startups operando no setor alimentício que estariam competindo no desafio Sebrae Like a Chef durante a Feira Internacional de Tecnologia (Fispal), para as indústrias de alimentos e bebidas, de 13 a 15 de julho, em São Paulo.

Incubação e aceleração

 Tradicionalmente, a conferência inclui na sua programação a final do Thought For Food Challenge, uma competição que incuba e acelera novos projetos de alimentos e agricultura liderados por jovens que buscam respostas para a pergunta: “Como alimentaremos nove bilhões de pessoas até 2050 de forma sustentável?”. “Perguntamos aos jovens o que eles fazem de melhor. Ao longo dos anos, essa abordagem já gerou um impacto tangível. Estamos ansiosos para ver o que 2018 nos trará pela frente”, disse Christine Gould, fundadora e CEO da Thought For Food Foundation, em material veiculado pelo CEU.

 Na disputa, pessoas de todo o mundo desenvolvem ideias e modelos de negócios relacionados às diversas partes da cadeia de alimentos, desde a produção até a distribuição, bem como o consumo e o desperdício. Foram mais de 800 equipes inscritas de 160 países avaliadas com base em seu potencial de impacto social e ambiental positivo, bem como na viabilidade científica e comercial de suas ideias. As equipes finalistas de 2018, da Austrália, Brasil, Estados Unidos, Gana, Jordânia, Quênia, Malásia, Nigéria e Reino Unido, são tão diversas quanto suas soluções.

 Segundo a aluna Ana Raquel Calháu Pereira, a participação na disputa foi uma experiência incrível. “Estávamos empolgados pela seleção, mas nem de longe imaginávamos o conhecimento, as conexões e as experiências que viveríamos durante essa semana no Rio de Janeiro. Poder representar o Brasil e a Unifei em um evento internacional foi uma grande responsabilidade e honra”, disse ela.

 Os membros da Laticin foram inspirados por um evento rico em cultura e conhecimento, e agora planejam o crescimento da empresa. “A equipe está disposta a dar o seu melhor e tivemos muitas validações com pessoas importantes do ecossistema que mostraram que estamos no caminho certo. Voltamos pensando grande”, afirmou Ana.

 A sócia da Laticin também deixou uma dica para os alunos que pretendem seguir o caminho das startups. “Acho que o maior conselho que podemos dar é: comece logo! Feito é melhor que perfeito. A universidade é um dos melhores lugares para empreender, cheia de oportunidades, pessoas capacitadas, ótimos mentores e infraestrutura. Dentro da Unifei temos todo o suporte possível e necessário para tirar a ideia do papel. O CEU está sempre de portas abertas para toda a comunidade e oferece os recursos para quem está começando e para quem já pensa em expandir. Não vai ser fácil, nunca é. Mas a satisfação de criar algo e resolver problemas é inexplicável”.

 Desde 2013, o Thought For Food Challenge apoiou a criação de mais de 40 startups de alto impacto, entre elas a Agrosmart, também nascida dentro da Unifei durante o Startup Weekend, um evento para tirar ideias do papel em 54 horas, organizado pelo CEU. Mariana Vasconcelos, ex-aluna da Unifei e CEO da Agrosmart, foi, inclusive, a palestrante que finalizou o TFF no Rio de Janeiro.

Thought For Food Startup Bootcamp

 De acordo com o material veiculado no site https://medium.com, em 23 de maio deste ano, durante nove semanas, os times escolhidos iriam participar do Thought For Food Startup Bootcamp, um programa intensivo de aceleração, e receber orientação e treinamento para desenvolver ainda mais seus conceitos, reunindo feedback dos clientes, construindo estruturas organizacionais e aprimorando o modelo de negócios, com a chance de competir por até $25.000 na fase final.

 Para saber mais sobre a Laticin, o evento Thought For Food e o Centro de Empreendedorismo Unifei, os interessados devem acessar os links: https://www.facebook.com/laticin/, https://thoughtforfood.org/ e https://www.facebook.com/ceuunifei/.

 * Matéria produzida com informações retiradas do site Mediumhttps://goo.gl/8fNXoa

Rolar para cima
Ir para o conteúdo