


O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (Caeel) realizou a III Semana de Engenharia Elétrica (Semeel) na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) com o objetivo de oferecer palestras, minicursos, visitas técnicas e treinamentos, além de dar a oportunidade do contato com profissionais de empresas do ramo e atualizar informações sobre o mercado de trabalho.
A Semeel foi organizada pelo Caeel e o planejamento, feito pela equipe de projetos. Os responsáveis gerais são todos alunos do curso de Engenharia Elétrica.
Entre os palestrantes estiveram Higor Del Vecchio, que falou sobre o impacto da Internet of Things (IoT) no setor elétrico; Edgar de Noronha Torrezão, que tratou sobre operação e manutenção de usinas hidrelétricas em águas extremamente poluídas, e Ailton Cunha, fundador da Catálise Social e mentor do Instituto Four, que desenvolveu o tema treinamento em processos seletivos.
Outros palestrantes foram Ricardo Perez, que falou sobre o planejamento da expansão da geração e os impactos sistêmicos da alta penetração de fontes renováveis intermitentes, e João Pedro Freire, da empresa SX Lighting, que falou sobre eficiência energética com projetos de iluminação LED.
Alguns minicursos foram realizados durante o evento, entre eles um sobre GNU Octave, uma linguagem computacional desenvolvida, em princípio, para a realização de cálculos matemáticos e que, atualmente, é muito utilizada na Engenharia, e outro sobre LaTex, uma poderosa ferramenta que combina macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado para produção de artigos científicos e matemáticos.
Também foi realizado durante o evento um minicurso sobre o Microsoft Office Excel, ferramenta utilizada no mercado de trabalho e em instituições de ensino, para a elaboração e formatação de tabelas, realização de cálculos e plotagem de gráficos. Outros minicursos foram sobre os aplicativos do Google, como Google Drive, Google Forms e Google Agenda, entre outros, e sobre HP 50g, calculadora comumente utilizada por alunos e professores de Engenharia, por conta de suas funções.
Outro tema de minicurso foi o Arduino, um hardware livre que pode servir para diversas utilizações em protótipos eletrônicos, tanto para uso profissional quanto para principiantes.
A Semeel tem como intenção possibilitar aos alunos da Unifei o conhecimento de vias externas, proporcionando experiências de quem já está no mercado de trabalho e incentivar a dedicação ao estudo, já que, devido a Semana, os discentes entram em contato com possíveis temas e empresas com os quais vão trabalhar após formados. Já os minicursos têm a intenção de preparar os participantes para as matérias vigentes dos cursos e proporcionar uma bagagem extracurricular para possíveis vagas de estágios.
Além das horas complementares que a Semmel proporciona aos participantes, eles têm um leque de novas oportunidades que podem ser aproveitadas, e os discentes conseguem um novo meio e pessoas para se comunicarem a respeito do que desejam para o futuro.
Embora as visitas técnicas não tenham acontecido durante a III Semeel, elas ocorreram após o término do evento. No dia 05 de setembro, aconteceu uma visita à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rede Elétrica Piquete-Itajubá (Repi). Já em 20 de setembro, um grupo de estudantes, visitou a empresa Bauteau em Itajubá. Também está prevista uma visita à empresa Siemens de Jundiaí – SP.