
O engenheiro David Pacheco Vilela, aluno de mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (DTecS) pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e pesquisador do Núcleo de Sistemas Urbanos Sustentáveis / Laboratório de Tecnologias Sustentáveis, ministrou palestra no dia 27 de junho sobre o “Uso de solo-cimento na construção civil”.
O evento foi promovido pelo projeto de extensão Casa da Terra e pelo Laboratório de Tecnologias Sustentáveis, que estão sob a coordenação da professora Daniele Ornaghi Sant’Anna, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), contando com o apoio de alunos de graduação.
A palestra, ministrada no auditório do IRN, abordou a temática da construção com os tijolos solo-cimento, conhecidos como tijolos ecológicos. Além da apresentação do material e seus benefícios, foi realizada a demonstração do processo construtivo, abordando-se a utilização desse material no ramo da construção civil e suas características.
O evento promovido foi destinado aos interessados no aprendizado sobre essa técnica construtiva da comunidade de Itajubá e região. Quanto à escolha do tema da palestra, o engenheiro David falou sobre a importância de se abordar esse assunto na atualidade: “Acredito que por se tratar de construção do tipo sustentável, este assunto se torna de extrema importância para o futuro do ramo da construção civil, a qual tem demandado pelo uso racional dos recursos naturais e otimização de tempo e custo”.
David vem aprofundando seus estudos sobre o assunto desde o período de sua graduação e, durante a preparação da palestra, ele se preocupou em apresentar um conteúdo acessível para que todos os participantes, principalmente os que não são da área da construção civil, pudessem compreender de forma clara e prática, despertando o interesse de todos pela temática.
O engenheiro agradeceu a Universidade pela oportunidade de ter realizado a palestra. “Sinto-me honrado por perceber o quanto tal temática está despertando interesse, tanto dos alunos quanto da população da região, comprovando a relevância desse assunto tanto para a Unifei quanto para a comunidade”, concluiu o mestrando.
Para mais informações sobre o assunto, consulte no Facebook a página do projeto Casa da Terra: https://www.facebook.com/pg/casadaterraunifei/photos/?ref=page_internal.