UNIFEI

Alunos da UNIFEI realizam estágio no Grupo Aéreo Naval de Manutenção, unidade da Marinha do Brasil

De 03 de janeiro a 10 de fevereiro, oito alunos do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica da UNIFEI participaram de estágio no GAerNavMan. (Crédito: José Antonio de Almeida Senwaitis)
Sete alunos civis e um oficial-aluno do curso de EMA da UNIFEI fizeram estágio na unidade da Marinha do Brasil. (Crédito: José Antonio de Almeida Senwaitis)
Durante o estágio, os alunos da UNIFEI conheceram a rotina dos esquadrões e de outros setores do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia. (Crédito: José Antonio de Almeida Senwaitis)
Os estagiários visitaram a UTEPAS, no CIAAN, e o Museu da Aviação Naval. (Crédito: Capitão-tenente Luiz Alberto Monnerat)

 O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) recebeu, no período entre 03 de janeiro e 10 de fevereiro, oito graduandos em Engenharia Mecânica Aeronáutica (EMA) da Universidade Federal de Itajubá, sendo sete civis e um oficial-aluno, para participarem de estágio na área de Engenharia, conforme o acordo entre a Marinha do Brasil e a UNIFEI.

 Os estudantes que fizeram o estágio são os civis Caio Chiavelli, Daniel Ezequias de Oliveira Gomes, Gabriel Augusto Geovani, José Antônio de Almeida Senwaitis, Larissa Takei, Maria Eduarda Abreu Silva e Victor Hugo Noronha e o oficial-aluno Daniel Rodrigues Nascimento Zampilis.

 Durante o estágio, os alunos visitaram e conheceram a rotina dos esquadrões e de outros setores do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, como a Unidade de Treinamento Especial de Aeronaves Submersas (UTEPAS), no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), e o Museu da Aviação Naval.

 No GAerNavMan, os estudantes visitaram as linhas de manutenção das aeronaves, as oficinas e os laboratórios, observando, na prática de manutenção, a importância das matérias do curso de graduação.

 O principal ponto do estágio foi o desenvolvimento de projetos sob a supervisão de engenheiros mecânicos aeronáuticos do GAerNavMan. Os alunos foram divididos em dois grupos, ficando a primeira equipe responsável pelo projeto de uma gaiola de proteção para enchimento de pneus, em conformidade com as exigências da Instrução Suplementar da ANAC e adaptada às necessidades da frota de aeronaves UH-15, enquanto que a segunda foi designada para projetar um pórtico móvel de içamento de três toneladas de carga, destinado à remoção e instalação de componentes nas aeronaves UH-15.

 Na última etapa do estágio, foi realizada a apresentação dos projetos de Engenharia ao responsável pelo Comando da Força Aeronaval (ComForAer) da Marinha do Brasil, contra-almirante Emerson Gaio Roberto, os quais proporcionarão melhorias aos processos do GAerNavMan, que planeja concretizá-los, adquirindo os materiais necessários e dando continuidade ao legado de inovação e excelência técnica estabelecido por esta colaboração entre a UNIFEI e a Marinha do Brasil.

Estágio enriquecedor

 A aluna Larissa Takei, do curso de EMA da UNIFEI, falou sobre sua experiência como estagiária: “O estágio realizado na Marinha do Brasil foi muito enriquecedor, uma oportunidade única para adquirir e aplicar nossos conhecimentos. Foi possível acompanhar de perto a rotina dos esquadrões e do Grupo Aéreo Naval de Manutenção, bem como ter a chance de desenvolver um projeto real de Engenharia. Tivemos acompanhamento de pessoal altamente qualificado, sobretudo do capitão-tenente Luiz Filipe e do capitão-tenente Monnerat, que, sem dúvidas, agregaram ainda mais para o nosso aprendizado. Por fim, juntamente com os meus colegas, gostaria de agradecer por essa experiência, que nos mostrou o quão vasta, complexa e interessante é a manutenção aeronaval, além de nos preparar para futuros desafios da indústria aeronáutica”.

Convênio

 A participação dos alunos de EMA nesse estágio do GAerNavMan foi possível graças a um convênio da Marinha do Brasil com a UNIFEI, que teve início em outubro de 2016. Por meio desta parceria, além de estágios para alunos da Universidade oferecidos na Marinha, poderão ser ofertadas aulas para os militares no curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica.

 Segundo o professor Rogério Frauendorf Coimbra, coordenador de estágios do curso de EMA, mesmo que o convênio entre a UNIFEI e a Marinha do Brasil tenha sido assinado em 25 de outubro de 2016, os primeiros contatos entre as duas instituições ocorreram anos antes, em 2013, por intermédio do professor Ariosto Bretanha Jorge, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), que era ex-capitão de Corveta da Marinha do Brasil e que foi o idealizador do curso de EMA, criado durante o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

 De acordo com Coimbra, como a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) tinha uma necessidade premente de formar engenheiros aeronáuticos para atuarem nas suas diversas divisões, a UNIFEI ofertou a possibilidade de oficiais da Marinha tornarem-se alunos do curso de EMA, graduando-se engenheiros mecânico-aeronáuticos em três anos. A redução do tempo de graduação seria possível pelo fato de os oficiais já serem graduados pela Escola Naval, cujo currículo acadêmico é similar ao ciclo básico de um curso de Engenharia, realizado em dois anos.

 Em contrapartida, a Diretoria de Aeronáutica da Marinha do Brasil possibilitaria a realização de estágio de alunos do curso de graduação em EMA da UNIFEI nas instalações da Marinha vinculadas à Aviação Naval, como a própria DAerM, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e os Esquadrões de Aeronaves, ou outras unidades consideradas de interesse.

 Ainda segundo o professor Coimbra, desde a assinatura do convênio, a UNIFEI já recebeu 07 oficiais-alunos da Marinha e 55 alunos do curso de EMA (49 civis e 6 militares) realizaram estágio em São Pedro da Aldeia. Um desses alunos civis, após a sua formatura, prestou concurso público e ingressou no quadro de oficiais engenheiros da Marinha, atuando na DAerM.

 Outros detalhes desse convênio podem ser conferidos em matérias já veiculadas no site da UNIFEI por meio dos links:

https://unifei.edu.br/blog/unifei-e-marinha-do-brasil-assinam-convenio-de-cooperacao/

https://unifei.edu.br/blog/alunos-da-unifei-desenvolvem-projeto-de-drone-para-a-marinha-do-brasil/

 

*Texto produzido pela SECOM da UNIFEI com base em informações da Marinha do Brasil veiculadas em: https://aeroin.net/com-atuacao-em-uh-15-alunos-da-unifei-concluem-estagio-no-grupo-aereo-naval-de-manutencao/?amp 

Rolar para cima
Ir para o conteúdo