





Com o objetivo de levar o conhecimento adquirido em sala de aula aos alunos de escolas públicas, estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) desenvolveram o projeto “Sensibilização sobre o meio ambiente através da reciclagem”.
Por meio da disciplina Educação Ambiental, lecionada pela professora Daniela Riondet-Costa, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), os alunos Ana Carolina Mendes Glodzinski, Douglas Peterson Munis da Silva, Giovanna Sales Santana, Karen Auxiliadora Guimarães e Luan Quezada Macedo desenvolveram, em três encontros, um projeto de extensão, coordenado pela mesma docente, cujo objetivo foi ampliar o conhecimento dos alunos do 6° ano B da Escola Estadual Major João Pereira, de Itajubá, sobre resíduos sólidos e a importância da reciclagem.
No primeiro encontro, foi aplicado um questionário como forma de verificar o conhecimento dos alunos sobre temas como meio ambiente, reciclagem e poluição.
Já no segundo encontro, foram contemplados, por meio de uma palestra, os assuntos tratados no questionário e outros como a importância da separação dos resíduos entre os que podem ser descartados e os passíveis de serem reciclados, os quais, inclusive, podem servir como fonte de renda, além de não sobrecarregarem o aterro sanitário. Ao final desse encontro, como forma de descontração, foi realizado um quiz – jogo de perguntas para avaliar os conhecimentos sobre áreas diversas – com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas e debater os assuntos tratados.
Por fim, no último encontro, para exemplificar uma das formas de reciclagem, foi apresentado o conceito de compostagem e, em seguida, foi construída uma composteira caseira com a ajuda dos alunos. Além disso, cartazes sobre os temas discutidos foram confeccionados para exposição no Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, realizado na escola, e foi feita a aplicação do último questionário.
Segundo a participante do projeto Karen Guimarães, um dos resultados esperados foi a sensibilização dos alunos quanto ao tema trabalhado. “É preciso ressaltar que mais importante do que as respostas do questionário foi o retorno dos alunos aos idealizadores do projeto”, disse ela.
Para a estudante da Unifei, a resposta dada pelos alunos da escola pública, por meio do interesse, da curiosidade, da troca de conhecimento e, especialmente, do reconhecimento da forma como eles incorporaram o que aprenderam, aplicando em casa os conceitos discutidos em sala, foi de suma importância para se avaliar como o projeto os afetou. “Assim, reforça-se o importante vínculo universidade-sociedade através de uma iniciativa simples e com poucos recursos, que foi capaz de ampliar os conhecimentos dos alunos e que, de certa forma, terá o poder de se difundir nos pequenos atos rotineiros tanto deles quanto daqueles que com eles convivem”, acrescentou a estudante.