UNIFEI

Alunos do Programa de Educação Tutorial da Unifei apresentam trabalhos no XXIII Enapet

 

Alunos da Unifei e o professor Thiago Clé de Oliveira participaram do XXIII Enapet, realizado na Unicamp.

 Alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) estiveram presentes, durante os dias 15 a 20 de julho, no XXIII Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet). O evento ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e abrangeu vários assuntos voltados para o debate sobre o contexto do momento e ações a serem tomadas em vista da melhoria e fortalecimento do Programa de Educação Tutorial (PET).

 O tema do Enapet deste ano foi “Unidos pela mesma raiz” e possibilitou que os grupos PET mostrassem seus trabalhos, desenvolvidos nas diversas áreas e atividades de planejamento, estimulando a troca de experiências com outras equipes do Brasil e discussões em relação as possibilidades de atuação e união dos grupos na universidade quanto a ensino, pesquisa, extensão e formação cidadã.

 Entre os trabalhos, estavam os de alunos da Unifei, como o do Grupo PET Administração, Educação e Gestão Empreendedora intitulado “Educação Empreendedora: Uma Análise do Programa de Empreendedorismo ‘Meu Primeiro Negócio’”, que foi apresentado por Gabriel Dias Haddad, do curso de Administração.

 O aluno Magno Lopes Salgado, do curso de Engenharia de Energia, apresentou o trabalho “Difusão do Conhecimento sobre a Gestão de Resíduos Industriais”. Ele faz parte do Grupo PET Energia, Petróleo, Gás e Meio Ambiente, ao qual também pertence a aluna Mariana Brito Alves, responsável pela apresentação em banner do trabalho “Geração de Energia Sustentável: Integração das Fontes Renováveis e Fósseis”.

 Já as alunas Fernanda Lopes da Cunha e Jéssica Silva Sena, do Grupo PET Engenharia Elétrica, apresentaram, também em banner, o trabalho “Aplicação de Metodologias Ativas no Ensino de Circuitos Elétricos”. E os alunos Laís Fernandes Barbosa e Rodrigo Marques, do curso de Engenharia de Produção, e integrantes do PET Engenharia de Produção, apresentaram o trabalho “Lego Lean Training”.

 O tutor do PET Engenharia Elétrica, professor Thiago Clé de Oliveira, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (Isee), e o discente Magno Lopes Salgado participaram das avaliações de outros grupos PET do país, que apresentaram trabalhos orais ou em banner.

 Resumo dos trabalhos apresentados:

Educação Empreendedora: Uma Análise do Programa de Empreendedorismo ‘Meu Primeiro Negócio’ – O grupo PET Administração apresentou o projeto de extensão que leva empreendedorismo às escolas de ensino médio, dando oportunidade aos alunos de abrirem seu primeiro negócio. Com a pesquisa, foi possível medir os resultados alcançados, com destaque para o amadurecimento de habilidades empreendedoras nos adolescentes.

Difusão do Conhecimento sobre a Gestão de Resíduos Industriais – O Grupo PET Energia, Petróleo, Gás e Meio Ambiente, promove em Itajubá – MG e região, em forma de extensão universitária, o Curso de Gestão de Resíduos Industriais, que visa conscientizar e treinar profissionais, graduandos e pós-graduandos sobre os danos ambientais causados pela má gestão de resíduos industriais, bem como estudos das legislações ambientais vigentes que abordam o tema.

Geração de Energia Sustentável: Integração das Fontes Renováveis e Fósseis – A pesquisa desenvolvida é utilizada a partir da confecção das aulas ofertadas na disciplina EMY035 – Política Energética, Geração e Uso da Energia, com o objetivo de desenvolver nos participantes uma visão crítica sobre as estratégias e políticas públicas de desenvolvimento nas áreas de energia e meio ambiente, mostrando a importância da integração entre as fontes renováveis e fósseis para garantir a geração sustentável de eletricidade, além de explanar as novas tecnologias para a geração de energia.

Aplicação de Metodologias Ativas no Ensino de Circuitos Elétricos – O estudo sobre metodologias ativas no ensino de circuitos elétricos, realizado pelo PET Elétrica, visa modificar a forma como o conhecimento é passado, dando ao aluno maior controle sobre seu aprendizado. Essa metodologia tem sido utilizada desde o segundo semestre de 2016 na disciplina de Circuitos Polifásicos. Na pesquisa, foram apresentados os resultados quantitativos obtidos e a opinião dos discentes a respeito dessa metodologia.

Lego Lean Training – Os representantes do PET Engenharia de Produção apresentaram o treinamento “Lego Lean Training”, que tem o objetivo de disseminar conceitos da filosofia Lean Manufacturing de forma lúdica, através de uma dinâmica que simula empresas que precisam entregar a demanda requerida pelo cliente em um tempo pré-determinado. O treinamento é oferecido para alunos do ensino médio, pré-vestibulandos, calouros de Engenharia de Produção e empresas.

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