UNIFEI

Assinatura de contrato para instalação da primeira empresa do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá é concretizada na UNIFEI

No dia 08 de agosto, foi realizada na UNIFEI a cerimônia que marcou a assinatura do contrato de cessão dos lotes 3 e 4 do PCTI para a MVTech Desenvolvimento de Tecnologia e Serviços.
O evento contou com a participação do reitor da UNIFEI, do prefeito de Itajubá, do diretor da INOVAI e do CEO da MVTech.
A MVTech Desenvolvimento de Tecnologia e Serviços integra o Programa de Incubação da INCIT e será a primeira empresa a ocupar o PCTI na modalidade “Residente em áreas de cessão de uso”.
A assinatura do contrato foi realizada na sala de reuniões do CONSUNI da UNIFEI.
A empresa irá se instalar dentro da área de expansão do campus da UNIFEI, em espaço cedido à INOVAI para implantação do PCTI.

 

 No dia 08 de agosto, terça-feira, foi realizada na UNIFEI a cerimônia que marcou a assinatura do contrato de cessão dos lotes 3 e 4 do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), em um total de aproximadamente 3,2 mil metros quadrados, para a MVTech Desenvolvimento de Tecnologia e Serviços. A empresa irá se instalar na área de expansão do campus da UNIFEI, cedida para implementação do PCTI.

 A startup integra o Programa de Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), desde janeiro do ano passado, e será a primeira empresa a ocupar o PCTI na modalidade “Residente em áreas de cessão de uso”.

 A assinatura foi realizada na sala de reuniões do Conselho Universitário (CONSUNI), contando com a participação do reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Edson da Costa Bortoni; do prefeito municipal, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; do diretor da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), Maurício de Pinho Bitencourt, e do CEO da MVTech, Lucas Mariano Mian Volpon. O termo de cessão da área tem validade de 45 anos e poderá ser renovado por igual período.

 A MVTech atua no setor de energia fotovoltaica, visando otimizar processos de engenharia e serviços e implementar softwares e plataformas de gestão, execução e desenvolvimento de tecnologias de supervisão (SCADA), de monitoramento e machine learning para grandes projetos.

Momento histórico

 “Estou muito feliz porque vivemos um momento histórico para Itajubá com a instalação da primeira empresa em nosso Parque Científico e Tecnológico. Tenho certeza de que a MVTech irá fazer grande diferença para a nossa cidade, para o país e – por que não dizer? – para o mundo”, disse o reitor da UNIFEI, professor Edson Bortoni.

 Para o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, “o que Lucas e Mateus Volpon, irmãos e sócios na empresa, têm feito por nossa cidade é motivo de orgulho para todos nós: escolheram nossa cidade, o nosso parque tecnológico, para ser sede da empresa, e isso trará investimentos e desenvolvimento para Itajubá”.

 Lucas Volpon disse que a MVTech integra o grupo MVPower, empresa que está presente em 12 estados brasileiros, em um total de 34 cidades, e emprega atualmente em torno de 400 pessoas. “Somos muito gratos à Prefeitura, à UNIFEI e à INOVAI, que sempre deram o suporte necessário para nós”, destacou o CEO da startup.

Pioneirismo

 Segundo o diretor da INOVAI, Maurício Bitencourt, “a MVTech dá um passo muito significativo para nós, mostrando o compromisso de longo prazo que tem com o município e acreditando que o PCTI irá contribuir para o desenvolvimento de sua empresa”.

 Para ele, a INOVAI também ganha com esse pioneirismo da MVTech. “Ela abre caminho para a instalação de empresas que acreditam e apostam nesse ambiente de inovação representado pelo PCTI. Esse é o primeiro de uma série de contratos que pretendemos assinar em breve”, destacou Maurício.

 Vale lembrar que também fazem parte do PCTI o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e os novos ambientes de pesquisa, desenvolvimento e inovação da UNIFEI, como o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB) e o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V).

 Segundo o professor Edson Bortoni, o CTPB e o CH2V devem atrair diversas empresas de alta tecnologia para Itajubá. “Esses centros já nascem como sendo dos mais importantes do mundo. A UNIFEI sempre teve papel de protagonismo no desenvolvimento do setor de energia no Brasil e continuará tendo, com um laboratório único no mundo em pesquisa, desenvolvimento e inovação para exploração de petróleo na área de pré-sal e também com o maior laboratório de hidrogênio verde dentro de uma universidade”, destacou o reitor.

INOVAI

 A INOVAI é a agência de inovação de Itajubá responsável pela gestão dos ambientes da INCIT, do PCTI e do Inovaitech. Criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades do ecossistema local, envolve representantes dos governos federal, estadual e municipal, associações de classe, setores da indústria, do comércio e da área de serviços e instituições de ensino do município.

 A associação está sediada no prédio da INCIT, que fica no campus da UNIFEI, e atualmente é presidida pelo representante da Universidade, professor Carlos Henrique Pereira Mello, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG).

Rolar para cima
Ir para o conteúdo