



A Black Bee Drones, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), fez lançamento de drone capaz de fazer reconhecimento facial e de objetos durante a DroneShow LA, maior feira deste segmento na América Latina, que aconteceu de 15 a 17 de maio em São Paulo, capital.
O drone apresentado pela Black Bee foi desenvolvido pela própria equipe e é autônomo, dispensando a interação humana após a decolagem. Para isso, o aparelho utiliza um grupo de sensores, necessários para o voo, e um outro conjunto para capturar os dados que serão processados por um computador de bordo. A intenção é que o próprio drone esteja apto a reconhecer uma situação e encontrar as soluções para resolvê-la.
A equipe fez algumas apresentações durante o evento e demonstrou situações de vigilância em que um drone reconhece uma pessoa e continua no espaço. Foram também ensaiadas manobras que o drone é capaz de fazer ao reconhecer objetos à sua frente, incluindo um giro completo no ar. O time participa de campeonatos mundiais, nos quais essas habilidades são aplicadas, e os competidores devem encarar simulações de emergências.
A Black Bee expôs seus drones em um estande do evento e foi responsável por ministrar a palestra “Drones e indústria 4.0: Do hobby a uma das ferramentas mais promissoras da atualidade”. O grupo de alunos também participou de um painel sobre tecnologias disruptivas ao lado da Qualcomm, Agrosmart e Advantech Corp., sendo apresentação feita pelo capitão geral da equipe, Caique Duarte.
Devido a essas atividades, os acadêmicos chamaram atenção da imprensa e concederam entrevistas para várias mídias presentes na DroneShow LA. Outras informações sobre a DroneShow LA podem ser acessadas na rede social da equipe Black Bee Drones: https://www.facebook.com/blackbeedrones/