Coral Unifei realiza seu primeiro ensaio em 2018

Ensaio do Coral Unifei realizado no dia 27 de agosto.

Apresentação do Coral Unifei no Simpósio de Educação Inclusiva.

Apresentação do Coral durante comemoração do aniversário da Unifei.

Uma Noite de Natal, no Complexo Histórico e Cultural da Unifei.

 

 No dia 6 de agosto, foi realizado no campus sede da Universidade Federal de Itajubá, o primeiro ensaio do Projeto Coral Unifei, que contou com 30 pessoas, uma boa participação segundo os organizadores. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Cultura e Extensão Social.

 Desde o primeiro semestre de 2018, as atividades do coral estão sendo conduzidas pelo maestro Denis Pereira Lima, aluno do curso de Licenciatura em Matemática da Unifei, que é violinista, com formação de oito anos no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre – MG.

 Segundo a diretora de Cultura e Extensão Social da Proex, Flávia Fernanda Carvalho Motta Barbieri, os benefícios de se participar de um coral são inúmeros, podendo-se destacar: o desenvolvimento cultural e a formação artística do aluno; o desenvolvimento de habilidades complementares ao de sua área de conhecimento; a sociabilidade pelo convívio com pessoas de diferentes perfis, como alunos, professores, técnicos e membros da comunidade externa, de qualquer idade, e o relaxamento e combate ao estresse, colaborando, em última instância, com o rendimento do aluno em sala de aula.

 A diretora disse que semanalmente são realizados ensaios de canto coral, englobando exercícios de relaxamento e vocalização, e que as músicas trabalhadas pelo grupo são basicamente dos estilos MPB e Pop Rock. O projeto Coral Unifei é uma atividade artística voltada para os públicos já citados acima que visa incentivar a formação cultural dos participantes e oferecer uma oportunidade de relaxamento para os estudantes.

 Flávia explicou que a iniciativa está em consonância com a Política Nacional de Extensão Universitária no que se refere ao impacto na formação do estudante, ampliando seu universo de referência, e na promoção do desenvolvimento cultural, especialmente no ensino das artes.

 Os ensaios do Coral Unifei acontecem às segundas-feiras, às 17h50, na sala de dança do Centro de Vivência. Qualquer pessoa pode participar, não sendo necessária formação prévia em música ou canto. No início de todo semestre, a Proex abre inscrições para alunos, servidores e comunidade externa. A única exigência é que os participantes compareçam a, no mínimo, 75% das aulas.

 Para acompanhar as notícias do Coral e outras atividades culturais da instituição, siga a página Unifei Cultura no Facebook: https://www.facebook.com/culturaunifei/