Equipe Wrecking Ball desenvolve pesquisas e conhecimento sobre concreto e representa Unifei em competições da área

Integrantes da Equipe Wrecking Ball em frente ao prédio da Administração Central da Unifei.

 

 Como um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a equipe Wrecking Ball foi concebida no ano de 2014, quando quatro alunos da primeira turma de Engenharia Civil da instituição resolveram se reunir e traçar o planejamento para sua criação. Seu registro oficial ocorreu no ano de 2015, quando foi organizado o primeiro processo seletivo para entrada dos primeiros membros.

 Tais alunos entendiam que um dos pontos fortes da Unifei é o espírito de competitividade, que caminha ao lado do aprendizado prático, e viam as possibilidades de participação em projetos de extensão para os ingressantes da maioria dos cursos, menos para os de Engenharia Civil. Foi quando, junto ao professor Antônio José Faria Bombard, do Instituto de Química e Física (IFQ), resolveu-se criar o primeiro projeto especial voltado para o curso.

 Segundo seus membros, o objetivo da criação da equipe sempre foi possibilitar um espaço de aprendizado e crescimento pessoal para os alunos de Engenharia Civil e de outros cursos que se interessassem pela pesquisa e atuação na área de concreto, no qual seria possível viver desafios e ter prazer em se formar como engenheiro e cidadão.

 De acordo com informações veiculadas no site da Unifei sobre a Wrecking Ball, a equipe atua com concretos de alto desempenho, visando possibilitar aos alunos um aprofundamento no conhecimento aplicado sobre concreto, material base de toda construção, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades como criatividade, determinação, espírito de equipe, flexibilidade e outras.

 A equipe tem participado das competições organizadas pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) desde que escolheu se inscrever na 12ª edição do Concrebol durante o 57º Congresso Brasileiro do Concreto, na cidade de Bonito – MS, em 2015. A equipe contou com o apoio da Unifei, por meio de incentivo financeiro e transporte, e conquistou um resultado satisfatório no seu primeiro ano de participação, ficando em 9º lugar entre 20 equipes e obtendo, com o material apresentado, a 7ª maior resistência a compressão da competição.

 No segundo ano, em 2016, várias dificuldades foram encontradas ao longo do caminho para a competição, em Belo Horizonte – MG, com relação à obtenção de materiais e aditivos, e a equipe não obteve um resultado tão satisfatório. Em contrapartida, tudo foi compensado pelo aprendizado e o contato direto com a comunidade acadêmica da Engenharia Civil pelo Brasil inteiro.

 Também de acordo com informações do site da Unifei, além do Concrebol, a Wrecking Ball está apta a disputar a competição “Concreto: quem sabe faz ao vivo”, na qual os participantes trabalham no desenvolvimento de concreto autoadensável (CAA), considerado, por muitos, o concreto do futuro.

 A equipe cresceu e conta, hoje, com 22 membros, subdivididos entre cinco grupos: presidência, diretoria, gestão, pesquisa e execução. Com o surgimento de novas áreas e o crescente números de ingressantes, foi possível abranger outros cursos além do de Engenharia Civil.

 A Wrecking Ball conta com os seguintes membros, que estão matriculados em diversos cursos de graduação da Unifei: Caio Santana, Caio Zanin, Cássio Viller, Fernando Gil, Guilherme Ramos, Hans Araújo, Henrique Gonçalves, Henrique Zeraik, João Pedro Sampaio, Luís Gustavo de Souza, Matheus Azambuja, Pablo Luiz Bezerra, Renan Franceschini e Stephanie Rodrigues – Engenharia Civil; Ana Laura Nogueira – Matemática; Débora da Silva – Química; Diego Caineli – Administração; Mayra Gonçalves – Engenharia de Bioprocessos; Nathan Paschoal e Samuel Monteiro – Engenharia de Materiais, e Thamyres Oliveira – Engenharia Química.

 Todos os discentes da equipe Wrecking Ball desempenham um papel importante quanto a inovações, pesquisas e conhecimentos na área de concreto na Unifei, podendo, dessa maneira, desenvolver meios e maneiras mais ecológicas, sustentáveis, baratas e de qualidade para serem apresentados à comunidade.

 Pensando no meio acadêmico e na comunidade, a Wrecking Ball está para anunciar palestras sobre pesquisa, desenvolvimento, execução, experiências, curiosidades e novidades na área do concreto e também sobre a equipe.

 Para saber mais sobre a Wrecking Ball, os interessados devem utilizar o e-mail wreckingball@unifei.edu.br ou acessar os links:

http://wreckingball.unifei.edu.br

https://www.facebook.com/equipewreckingball/

https://www.instagram.com/wreckingballunifei/?hl=pt-br

https://unifei.edu.br/extensao/extensao-tecnologica-e-empresarial/projetos-especiais/itajuba/equipe-wrecking-ball/