Espaço Interciências da Unifei ensina Física e Matemática de forma extrovertida e informal para estudantes de Itajubá e região

O Espaço Interciências recebe visitas marcadas de escolas públicas e particulares de Itajubá e região nos dias de terça e quinta.

O Espaço é composto por seis salas com experimentos relacionados a Mecânica, Óptica, Astronomia, Elétrica e Matemática.

O Interciências tem como principal objetivo ensinar conteúdos de Física e Matemática de uma forma extrovertida e informal.

 

 O Espaço Interciências, localizado no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi criado em 2011 e é um Centro de Ciências totalmente interativo que tem como principal objetivo ensinar conteúdos de Física e Matemática de uma forma extrovertida e informal. Os responsáveis pelo Interciências são os alunos e os professores participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de licenciatura da Unifei.

 O Interciências recebe visitas marcadas de escolas públicas e particulares de Itajubá e região nas terças e quintas-feiras, nos períodos matutinos e vespertinos e são orientadas e guiadas pelos alunos de graduação das Licenciaturas de Física e Matemática participantes do PET – Conexão de Saberes: Professores em Ciências Exatas. O Espaço também é aberto para visitação do público em geral, desde que seja feita em horário específico de funcionamento.

 Cada visita é dividida em grupos, sendo cada um deles composto de cinco a sete visitantes, acompanhados de um a três monitores. Segundo uma das responsáveis pelo Espaço, a aluna Mariana dos Santos Silva, do curso de Física, a razão de tal divisão é para que os visitantes não fiquem apertados nas salas e possam participar e interagir com os experimentos.

 O local é composto por seis salas com experimentos relacionados a Mecânica, Óptica, Astronomia, Elétrica e Matemática, e os visitantes passam por todas elas.

 Além do trabalho com as escolas que visitam o Centro de Ciências, os membros do PET desenvolvem pesquisas sobre vários temas, como Educação Não-Formal, História da Educação, História da Matemática e Ensino de Física, além da Construção de Laboratório Didático de Física com acesso remoto. Também são realizados no Espaço o CinePet e o PetDoc.

 O CinePet consiste na exibição de filmes que tratam de questões com uma problemática social, científica, tecnológica ou ambiental. Geralmente, o CinePet é realizado em uma das sextas-feiras do mês nos auditórios do Instituto de Física e Química (IFQ) é aberto ao público. Após o filme, há uma rica discussão com algum professor convidado que entende do assunto tratado.

 Já o PetDoc trata de um documentário mais curto com o mesmo enfoque, e é realizado duas vezes por mês durante as reuniões do grupo PET, no auditório do Espaço Interciências. No fim de cada encontro, também há uma discussão, porém feita pelos próprios membros do PET.

 Segundo Mariana, além dessas atividades, todas as quartas-feiras são feitas reuniões entre os membros do Espaço e os tutores do grupo, de modo a discutir e conversar assuntos referentes a visitas, atividades e experimentos, entre outros. Uma vez por ano também são realizadas algumas viagens formativas com o grupo, de modo que seus integrantes conheçam outros tipos de museus acadêmicos e Centros de Ciências. Sempre que é viável, também acontece o evento Física na Praça, sendo que os experimentos são levados à praça principal de alguma cidade próxima, onde toda comunidade além da acadêmica tem a oportunidade de conhecer e participar dos projetos apresentados.

 “Esse espaço tem uma importância muito grande a toda a comunidade, pois tem a finalidade de despertar a curiosidade dos visitantes e contribuir para uma aprendizagem lúdica. Para as escolas que não possuem laboratórios e experimentos, essa é uma oportunidade que visa agregar e acrescentar muito na formação e aprendizagem do aluno”, afirmou Mariana.

 Para mais informações sobre o Espaço Interciências, os interessados devem acessar os links:

http://www.espacointerciencias.com.br

https://www.facebook.com/EspacoIntercienciasUnifei/