UNIFEI

Evento TEDx UNIFEI é realizado como parte das festividades dos 110 anos da Instituição

A UNIFEI sediou o evento TEDx no último dia 18 de novembro.
Trabalhando sob a temática “A interseção entre diferentes mundos”, o evento foi dividido em três blocos com 10 palestrantes ao todo.
A ação buscou oferecer um espaço de diálogo com palestrantes para tratar sobre diversos assuntos relevantes.
De acordo com o site da organização TED, mais de 3 mil eventos como o da UNIFEI são realizados anualmente em 170 países.
O evento foi realizado no novo auditório da Biblioteca Mauá da UNIFEI.

 A Universidade Federal de Itajubá sediou, no último dia 18 de novembro, o evento “TEDx UNIFEI: A interseção entre diferentes mundos”. Globalmente conhecido pela sua iniciativa de espalhar ideias e experiências, a ação busca oferecer um espaço de diálogo com palestrantes para tratar sobre diversos assuntos relevantes.

 O TEDx conta com palestras presenciais e à distância, e é promovido de maneira independente sob uma licença gratuita oferecida pela TED. De acordo com o site desta organização, mais de 3 mil eventos TEDx são realizados anualmente em 170 países.

 A ação é um evento sem fins lucrativos que contou com os patrocínios da Advantech, Cabelauto, Estúdio Dirigível e Supermercados Alvorada, além do apoio da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), do Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU), do Restaurante Garden Experience, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da própria Universidade.

Primeiro bloco

 Com a temática “A interseção entre diferentes mundos”, o TEDx UNIFEI contou com a participação de 10 palestrantes divididos em três blocos de fala. O evento se iniciou pela manhã com o credenciamento e a cerimônia de abertura. Na sequência, os músicos Marcelo e Ana Luisa realizaram uma apresentação musical.

 A primeira palestrante foi Karen Fontana, membro do comitê executivo, embaixadora global da diversidade, equidade e inclusão, e responsável pela área de Recursos Humanos da empresa FutureBrand. Em sua apresentação, abordando o tema “A arte de liderar com sensibilidade: lições da parentalidade real”, Karen falou sobre as conexões entre ‘gerir’ e ‘gestar’, considerando aspectos como planejamento, confiança e rede de apoio.

 Na sequência, a psicóloga Natalian Mota, especialista em musicoterapia, fez a palestra “TRANScendendo fronteiras: o poder da vivência trans não binária no cuidado psicológico”. Em sua fala, Natalian abordou o processo de transição enquanto pessoa trans não binária e a cirurgia de afirmação de gênero, e como esses pontos tiveram grande impacto em sua carreira profissional na Psicologia, no campo de pesquisa acadêmica e no contexto de atendimento à comunidade LGBTQIA+.

 A última palestrante do primeiro bloco foi Blessing Ifekaibeya, originária da Nigéria e com formação em Engenharia Mecânica pela UNIFEI. Atualmente, ela se dedica a criar oportunidades para pessoas negras, apontando a importância da expressão individual como caminho para a realização. Com a palestra “Tecnologias sociais: pergunte à ancestralidade para construir futuros”, Blessing destacou sua crença de que sonhos são formas de tecnologias ancestrais.

Segundo bloco

 No segundo bloco, o evento teve início com a apresentação artística de Márcio Daniel, formado em Engenharia de Bioprocessos, que falou sobre literatura e versos em escala de bancada, estabelecendo uma relação entre suas atividades como profissional e a escrita criativa literária.

 Depois, o engenheiro de telecomunicações João Rubens Costa ministrou a palestra “Autenticidade: o fator de inovação em tempos de inteligências artificiais e tecnologias disruptivas”, compartilhando sua visão a respeito da inovação e da tecnologia no cenário atual. João Rubens possui experiência de nove anos em desenvolvimento de produtos digitais e é co-fundador do evento HackTown, principal festival de inovação da América Latina, que acontece na cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG.

 A segunda palestrante do período da tarde foi Kelly Stein, reconhecida profissional da área do café que atua como correspondente internacional das revistas Standart Magazine, Barista Magazine e STIR Tea&Coffee Magazine, além de ser idealizadora do podcast COFFEA, que trata sobre os assuntos relevantes do universo do café. Em sua palestra, intitulada “Café é apenas uma desculpa para a revolução”, Kelly explorou a importância das pessoas no cenário do café, apontando reflexões acerca das realidades que compõem esse universo.

 A palestrante Ana Raquel Calhau, co-fundadora e CEO da Startup NexAtlas, falou sobre o tema “Liderando com experimentação: o poder de fazer as perguntas certas”,  compartilhando sua visão sobre liderança e experimentação no atual cenário de empreendedorismo.

 Outra convidada, Luciana Grell Oliveira, formada em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR),  abordou o tema “Diálogos sobre diversidade etária”. Ela falou sobre as aspirações do processo de envelhecimento e da necessidade de se estabelecer um diálogo a fim de repensar relações de trabalho a respeito da longevidade, relações de consumo e pluralidade das velhices, destacando a importância da diversidade etária no ambiente de trabalho.

 A última palestrante do segundo bloco, Cinthia Costa, que possui mais de oito anos de experiência em desenvolvimento pessoal, fez a palestra “Reconexão: lições da natureza para regenerar a gente”. Em sua fala, ela apontou a conexão existente entre as pessoas e a natureza, ressaltando como essa relação pode ser benéfica para o crescimento pessoal sustentável em meio aos desafios impostos pela vida.

Terceiro bloco

 O último bloco do TEDx UNIFEI começou com uma apresentação musical do grupo Forró de Segunda, com uma performance de dança da música “Inverno”, do grupo Ó do Forró. Na sequência, a médica Lorenza Paceau, formada na Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), falou sobre “Cannabis medicinal como motor de mudança”. Membro da Sativa Global Education, plataforma de discussão sobre a cannabis medicinal, Lorenza destacou o uso da substância com finalidade médica no século XXI, além de suas raízes terapêuticas antigas e seu impacto social e econômico.

 Por fim, o chef Lucas Corazza, especialista em chocolate e jurado do programa “Que Seja Doce”, falou sobre a pâtisserie, um tipo de padaria especializada em pastelaria e doces, e sua visão a respeito, além de compartilhar sua vivência, na palestra intitulada “A forma como nos vemos muda a forma do mundo”.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo