Hidrogênio Verde é destaque na UNIFEI com realização de workshop e premiação de bolsista na Hackathon 2022

A equipe da mestranda da UNIFEI Acsa dos Santos Martins obteve o 2º lugar na Hackathon 2022, do programa iHAC 2 Green – Inovação em Hidrogênio Verde.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do 1º Workshop do CH2V da UNIFEI o reitor, professor Edson da Costa Bortoni, e representantes da GIZ.

João Fávaro, da GIZ, foi um dos palestrantes do 1º Workshop do CH2V.

Antônio Hurtado, da Universidade Técnica de Dresden, Alemanha, um dos palestrantes do 1º Workshop do CH2V, entre as professoras Márcia Regina Baldissera Rodrigues e Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, da UNIFEI.

 

 No final de 2022 foi realizado o 1º Workshop do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) da UNIFEI. O evento ocorreu no Auditório Aureliano Chaves, no campus de Itajubá, e teve em sua comissão organizadora Fagner Goulart Dias, Geovani Rodrigues, Kelly Reis, Lucia Garrido Rios e Roberto Akira Yamachita.

 O workshop ocorreu de forma híbrida e gratuita, com palestrantes presenciais e transmissão pelo canal da UNIFEI no YouTube. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o reitor, professor Edson da Costa Bortoni, e os representantes da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Agência Alemã de Cooperação Internacional, Lorayne Santos, João Fávaro e Marcos Oliveira Costa.

 No primeiro dia de evento, houve palestras proferidas por João Fávaro, da GIZ; Patrícia Naccache, assessora da Secretaria Executiva do Programa H2 Brasil, do Ministério de Minas e Energia (MME); Mônica Saraiva Panik, da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2); Antônio Hurtado, da Universidade Técnica de Dresden, Alemanha; Marina Piva, da Neoenergia, e Ennio Peres, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 No segundo dia, as palestras foram feitas pelos professores Luiz Augusto Horta Nogueira e Afonso Henriques Moreira Santos, professores aposentados da UNIFEI. Também foram apresentados trabalhos da equipe de pesquisadores do CH2V, que conta com Fagner Goulart Dias, Christian Jeremi Coronado, Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, Regina Mambeli Barros, Geovani Rodrigues, Rafael Silva Capaz, Rondineli Rodrigues Pereira, Victor Eduardo de Mello Valério e os alunos Caio Probst de Sá e Diogo Josué de Souza.

 A realização do 1º Workshop do Centro de Hidrogênio Verde coincide com o início de construção do CH2V da UNIFEI, com data de término prevista para setembro de 2023.

2º lugar na Hackathon 2022

 A aluna Acsa dos Santos Martins, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia da UNIFEI, obteve o 2º lugar na Hackathon 2022, do programa iHAC 2 Green – Inovação em Hidrogênio Verde, realizado pelo H2 Hidrogênio Verde – Aliança Brasil-Alemanha e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) com apoio da agência GIZ e do MME.

 O projeto Hidrogênio Verde Para Todos foi desenvolvido por Acsa sob orientação da professora Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), e por uma equipe com mais cinco integrantes de diversas cidades do país.

 O Hidrogênio Verde (H2V) é uma fonte de energia que pode ser obtida pela eletrólise da água, o que resulta em um combustível com mínimo impacto ambiental e zero emissão de carbono, e, portanto, pode ser uma chave para a descarbonização do planeta. A popularização do consumo de H2V envolve ações e medidas com efeito em curto, médio e longo prazos, e a plataforma Hidrogênio Verde Para Todos surge como solução para este desafio.

 O aplicativo reúne especialistas no assunto para disseminar o conhecimento sobre a fonte de energia e funciona como um centro de captação e fomento de talentos pró H2V. Seus desenvolvedores ressaltam que a solução proposta está comprometida com a inserção de mulheres nesse mercado, que ainda possui grande desequilíbrio nessa questão. Eles têm a meta de ampliar a atuação feminina quanto à utilização do H2V em pelo menos 30%.

 Com o aplicativo, espera-se que o conhecimento acerca do H2V, que ainda existe principalmente no meio acadêmico, se popularize entre os consumidores, o que torna possível a aceleração da mudança de padrões de consumo.

 Para conferir o “pitch” da equipe da mestranda Acsa contemplado na Hackathon 2022, acesse https://youtu.be/y5qs5L2V52Y

Estágio no exterior

 Além da elaboração e desenvolvimento do aplicativo, Acsa dos Santos Martins submeteu sua candidatura no Edital 004/2022, referente a estágio de curta duração no exterior para alunos de pós-graduação da UNIFEI, e foi contemplada para realizar uma pesquisa na área de hidrogênio verde na Ulster University, da Irlanda do Norte, no segundo semestre de 2023.