Mestrandas da Unifei desenvolvem atividades com crianças durante a Semana Nacional do Meio Ambiente

Alunas do Mestrado em Educação em Ciências receberam alunos do Lar de Meimei.

O objetivo da visita foi despertar nas crianças o interesse pelo meio ambiente, a natureza e sua preservação.

No dia 4 de junho, as alunas Vívian Martins Ribeiro, Andressa Daiany Oliveira da Silva e Fabiana Mara de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), receberam, no campus sede, uma turma de 18 alunos de 3 e 4 anos de idade do Centro de Educação Infantil (CEI) Lar de Meimei, localizado em Itajubá.

O objetivo da visita foi desenvolver atividades recreativas que despertassem nas crianças o interesse pelo meio ambiente e pela natureza e sua preservação, bem como para ressaltar a importância da água e das plantas e o cuidado com o espaço em que as pessoas vivem. Também participaram dessas atividades a professora responsável pela turma, Taís Priscila Silva, e outras monitoras do CEI, além de mães de alguns dos alunos.

Os alunos passearam pela Universidade, conhecendo o espaço físico do campus e observando árvores e pássaros. Em seguida, tiveram uma aula com as mestrandas sobre o meio ambiente e sobre a importância de sua preservação. Por último, fizeram um piquenique ao redor do lago e plantaram sementes nos canteiros vagos.

A visita fez parte das atividades do CEI durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, criada no Brasil pelo Decreto nº 86.026, de 1981, e instaurada com o objetivo de conscientização, sendo complementar ao Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Curso de Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC) da Unifei foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2015 e tem como objetivo oferecer uma formação de qualidade aos professores da educação básica e outros educadores através da promoção de processos investigativos que levem à produção de conhecimento no campo da Educação em Ciências.

Esta pós-graduação oferece aos alunos oportunidades para realizarem uma ampla gama de estudos, preferencialmente os relacionados com seus interesses profissionais e acadêmicos no campo da Educação em Ciências e que estejam previstos no âmbito dos grupos de pesquisa associados ao programa.

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências podem ser acessadas em: https://unifei.edu.br/mestrado-educacao-ciencias/.