NEaD Unifei promove aula inaugural do curso de Física a distância em vários polos

Aula inaugural no Polo de São José dos Campos – SP.

Aula realizada em Alterosa – MG.

Alunos do Polo de Boa Esperança – MG.

Alunos do polo de Cambuí – MG.

Aluno recebe o Kit NEaD durante a aula inaugural em Cambuí – MG.

 

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), por meio do Instituto de Física e Química (IFQ) e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), realizou, no dia 9 de março, a aula inaugural da 11ª turma do curso de graduação Licenciatura em Física, na modalidade a distância.

 Ao todo, 145 alunos foram recepcionados em cinco Polos de Apoio Presencial localizados nas cidades mineiras de Alterosa, Boa Esperança, Cambuí e Itamonte e em São José dos Campos – SP. O curso é oferecido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), totalmente gratuito, com duração de quatro anos. “Ficamos felizes em ver as salas cheias e desejamos aos novos alunos da Unifei muita prosperidade nesse curso”, comentou a coordenadora da UAB/Unifei, professora Juliana Maria Sampaio Furlani, do IFQ, que esteve presente no Polo de São José dos Campos.

 Durante a primeira aula, os alunos receberam orientações sobre a Universidade e o curso, além do Kit NEaD. A coordenação do curso de Licenciatura em Física é do professor Adhimar Flávio Oliveira, também do IFQ.

 O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado em 2005, que tem como base o aprimoramento da educação a distância, visando expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

 Os Polos de Apoio Presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados pelo Sistema UAB. São mantidos por municípios ou governos de Estado, oferecendo a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.

 A matrícula dos alunos foi realizada durante a semana de 11 a 15 de março. Cada estudante recebeu seu número de matrícula no e-mail cadastrado e, posteriormente, deveria realizar o cadastro discente no Sistema SIGAA da Unifei. Em seguida, seriam cadastrados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

* Texto produzido com informações do NEaD: https://nead.unifei.edu.br/noticias/424-nead-unifei-promove-aula-inaugural-do-curso-de-fisica-a-distancia.