A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), por meio da Reitoria e da atual gestão da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), tem realizado um minucioso diagnóstico situacional das demandas de suporte técnico e infraestrutural das 17 Empresas Juniores (EJs), dos 6 Ambientes de Inovação e dos 24 Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica dos Campi de Itajubá e Itabira, além de escuta a toda a comunidade docente sobre os suportes técnicos e infraestruturais necessários para melhor desenvolvimento dos projetos e demais ações de extensão universitária.
Em termos dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, foi realizada em abril de 2023 uma reunião com participação da Reitoria, da PROEX, coordenadores e capitães das equipes, na qual houve uma análise geral das demandas previamente levantadas e foram elaborados dois planos de ação (um para Itabira e outro para Itajubá) com prazos de execução em curto, médio e longo prazos, o que subsidiou a solicitação e pronto atendimento por parte da Reitoria para ampliação da alocação de recursos financeiros advindos da recomposição orçamentária e emendas parlamentares. O orçamento da PROEX era de R$ 835.000,00 e, atualmente, está na ordem de R$ 2.488.600,00.
A atuação com outros setores da UNIFEI tem sido intensa, entre os quais destacam-se as Equipes de Segurança do Trabalho de ambos os campi, que têm envidado esforços no sentido de mapear, estabelecer diretrizes para melhorar a infraestrutura e reforçar a integridade dos alunos dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica de Itajubá e de Itabira.
Para isso, em Itajubá foram realizadas: entrega de equipamentos individuais de segurança (EPIs), reforma de instalação elétrica (separação de circuitos para as oficinas e maquinários), conscientização das equipes para o uso de EPIs e construção de um novo galpão.
Dando continuidade nessas ações, a atual gestão promoveu a retirada de móveis e equipamentos inservíveis, a manutenção em equipamentos e a realização do curso de capacitação “Noções Básicas de Segurança do Trabalho para Equipes de Competição Tecnológica” e também está previsto o curso de “Primeiros Socorros para Equipes de Competição Tecnológica” para o início do segundo semestre.
Além disso, foi realizado um levantamento para aquisição de novos equipamentos para as oficinas e, com o auxílio da Equipe de Segurança do Trabalho, está sendo realizada uma análise individual com cada projeto de competição para a aquisição dos EPIs específicos para cada atividade desenvolvida.
Em Itabira irá ocorrer, no dia 05/07, um curso ministrado pelo professor Daniel Calvo, docente do Engenharia de Saúde e Segurança, em conjunto com a engenheira de Segurança do Trabalho e a Equipe de Saúde do Campus. Neste primeiro momento, será feito um bate-papo com os alunos e coordenadores de projetos, convidando-os a pensar e refletir sobre segurança e prevenção durante o desenvolvimento e a execução de suas atividades. O encontro será norteador para o efetivo planejamento da capacitação sobre a temática, a ser ministrada no início do segundo semestre de 2023, em conformidade com as demandas e realidade no Campus Itabira. O objetivo é a periodicidade anual desta capacitação, tendo em vista o ingresso de novos discentes nos projetos já existentes, a criação de novas equipes e as mudanças nos seus ambientes de trabalho.
Conjuntamente a esta ação, será feito o planejamento, com os coordenadores e capitães dos projetos, do cumprimento das ações de curto prazo, previstas no plano encaminhado à Coordenação de Segurança do Trabalho, para sanar as inconformidades e efetuar as adequações nos ambientes de trabalho das equipes.
Com relação a adequações que demandam ações de manutenção predial, elas já foram encaminhadas ao setor de Infraestrutura a fim de que sejam executadas em curto prazo, tendo em vista não demandarem recursos financeiros adicionais.
Também está sendo feita a descrição detalhada das atividades desenvolvidas pelas equipes, em seus ambientes de trabalho, para a engenheira de Segurança do Campus, visando à análise e à definição dos EPIs adequados a serem adquiridos e fornecidos para a devida proteção de todos os membros dos projetos acadêmicos.
Com vistas a tornar os ambientes de trabalho o mais possivelmente adequados e seguros para o desenvolvimento das atividades das equipes, estagiários da PROEX estão incumbidos de procederem aos registros fotográficos detalhados de cada locação a fim de subsidiar as futuras aquisições e priorizar as adaptações, às quais serão destinados os recursos adicionais disponibilizados à PROEX.
A Reitoria e a PROEX não têm medido esforços para criar gestão de processos e, inclusive, está em fase final de elaboração uma regulamentação específica para os Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, com o objetivo de melhor definir as atribuições e, assim, as atividades desempenhadas pelas equipes de competição.
Apesar de todas essas ações já implementadas e em processo de implementação, no dia 22/06/2023 ocorreu um acidente envolvendo um discente da equipe Beyond. O aluno foi encaminhado para a UNIMED e, atualmente, encontra-se em recuperação em sua cidade natal, tendo recebido o devido acompanhamento médico bem como o apoio por parte da Universidade e também do coordenador do projeto.
Logo após o ocorrido, o galpão das oficinas dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica foi imediatamente interditado. No dia 23/06/2023, a Reitoria, a PROEX e a Equipe de Segurança do Trabalho de Itajubá se reuniram com os professores coordenadores e capitães das equipes de competição e recomendaram ações para que as atividades fossem retomadas.
Nos dias 24 e 25/06/2023, os projetos se mobilizaram com a supervisão de seus professores coordenadores para atender as recomendações da Equipe de Segurança.
No dia 26/06/2023, a Equipe de Segurança do Trabalho e a PROEX realizaram vistorias nas oficinas do galpão e, ao constarem as ações implementadas para reforçar a segurança, liberaram cada oficina para uso, exceto a da equipe Beyond, para a qual ações mais robustas estão sendo analisadas para implementação em um futuro próximo.
A UNIFEI lamenta profundamente o ocorrido e continuará prestando toda assistência necessária ao discente que sofreu o acidente. Adicionalmente, a Universidade mantém seu compromisso de total apoio aos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica e continuará não medindo esforços para sempre aprimorar a segurança e as condições de trabalho desses projetos, bem como de todas as atividades de extensão universitária, de forma indissociável ao ensino e pesquisa.
Reitoria e Pró-reitoria de Extensão