Professor da Unifei ministra treinamentos com Lean Lego Game e FlexSim em universidades argentinas

À esquerda: o professor José Antonio de Queiroz e as engenheiras Geraldine Roark e Silvia Urrutia; à direita: o engenheiro Franco Chiodi; o secretário de Pós-Graduação, Silvano Rossi; a vice-reitora, María Peralta, e a responsável pelas Relações Internacionais da FIO, Julia Igoa.

O professor Queiroz, do IEPG da Unifei, em visita à FIO da Unicen.

O professor Queiroz, primeiro à esquerda, durante a aplicação do Lean Lego Game em uma das universidades visitadas.

O professor Queiroz durante a aplicação do treinamento de simulação de processos produtivos utilizando o FlexSim em uma das universidades visitadas.

 O professor José Antonio de Queiroz, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), esteve de 11 a 15 de março no Instituto de Industria (Idei) da Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), e de 18 a 20 do mesmo mês, na Facultad de Ingeniería de Olavarría (FIO), pertencente à Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Unicen), ambas na Argentina.

 A visita fez parte de um conjunto de atividades previstas no acordo de cooperação existente entre as instituições, que na Unifei está sob a coordenação do professor José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria. No ano passado, o professor Fabiano Leal, também do IEPG, já havia passado uma semana na UNGS, aplicando treinamento de simulação de processos produtivos utilizando o software Promodel.

 No dia 11 de março, o professor Queiroz aplicou para, aproximadamente, 40 alunos e professores do curso de Engenharia Industrial da UNGS o Lean Lego Game, que tem como objetivo estabelecer uma competição entre equipes para ensinar, de modo lúdico e descontraído, os conceitos e ferramentas essenciais de Lean Manufacturing.

 Já entre os dias 12 e 15 de março, os mesmos alunos e professores da UNGS participaram de um treinamento de simulação de processos produtivos utilizando o FlexSim, um software que permite a construção de modelos em 3D e que possui uma excelente plataforma gráfica, permitindo, também, a utilização de realidade virtual, o que torna possível a imersão das pessoas nos modelos computacionais construídos.

 Os mesmos treinamentos foram aplicados a, aproximadamente, 20 alunos e professores do curso de Engenharia Industrial da Unicen, além de quatro professores da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP). O evento com o Lean Lego Game ocorreu no dia 18, enquanto que, no dia 19, foi dado o treinamento de simulação de processos produtivos utilizando o FlexSim, mas em uma versão reduzida, devido à menor disponibilidade de tempo.

 Segundo o professor Queiroz, o FlexSim e o Lean Lego Game são ferramentas já utilizadas no curso de Engenharia de Produção da Unifei e em projetos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Avançados para Auxílio à Decisão (Neaad) do IEPG. “Foi através de artigos publicados pelo grupo que a UNGS e a Unicen tomaram conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo Neaad com o FlexSim e o Lean Lego Game”, explicou o professor.

 No período em que esteve na Argentina, o professor Queiroz visitou os Parques Industriais de Pilar, próximo a Los Polvorines, cidade onde está localizada a UNGS, na região metropolitana de Buenos Aires, e de Olavarría, que fica a, aproximadamente, 400 quilômetros de Buenos Aires.

 Durante sua estadia na UNGS, o professor Queiroz foi acompanhado pelos professores do curso de Engenharia Industrial Esteban Acosta, Marcelo Fernández e Miguel Benegas, do Idei. E na Unicen, ele esteve com os professores Franco Chiodi, Geraldina Roark e Silvia Urrutia, também do curso de Engenharia Industrial, da FIO.

 O professor da Unifei se reuniu também com membros das diretorias do Idei e da FIO e com seus representantes da área de Relações Internacionais para projetar novas iniciativas entre as instituições de ensino.

 A visita do professor Queiroz também foi noticiada na página da FIO na internet. A íntegra do material veiculado pode ser conferida em: https://www.fio.unicen.edu.ar/index.php?option=com_content&view=article&id=2544&catid=3&Itemid=403