Projetos acadêmicos de competição tecnológica da Unifei marcam presença na Campus Party 2019

 Alguns dos projetos acadêmicos de competição tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) estiveram presentes na edição deste ano da Campus Party Brasil (CPBR) e puderam expor seus trabalhos para pessoas de vários países. O evento é uma grande experiência tecnológica que envolve jovens em um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital.

 A Campus Party 2019 aconteceu de 12 a 17 de fevereiro em São Paulo, capital, e reuniu mais de 12 mil pessoas em todos os dias de evento, contando com 900 palestras divididas em 8 palcos.

 Dentre os projetos da Unifei presentes no evento, pela terceira vez consecutiva, participou a equipe Ex Machina, um grupo de pesquisa que desenvolve dispositivos, técnicas e processos para o aumento da performance humana, com foco na melhoria da qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência física. “É uma experiência memorável para todos os membros do projeto, pois, além de participar de uma imersão por completo no que se trata de desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo no Brasil, podemos ter o contato com diversas pessoas, de diversas regiões, realizando um networking que acarreta novas ideias, melhorias e muita motivação para continuarmos desenvolvendo nosso trabalho na Universidade”, afirmou Tamires Gomes, coordenadora do projeto, em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei.

 Para os membros do projeto Black Bee Drones, cujo objetivo é o desenvolvimento de aeronaves não tripuladas capazes de realizar missões complexas, ter a oportunidade de apresentar o trabalho na Campus Party é mostrar todo o esforço da equipe em querer inovar e tornar-se uma referência no ramo, tanto no Brasil quanto no mundo. “Através da Campus Party, conseguimos conversar com pessoas interessadas em tecnologia, sejam empresários ou apenas curiosos. Assim, tornamos nosso trabalho cada vez mais conhecido e ainda conseguimos fazer contatos que podem nos ajudar a continuar com o desenvolvimento de nossos drones. Além disso, ser aluno da mais tradicional escola de Engenharia do país e poder representá-la num evento deste porte é sensacional, pois isso nos faz sentir o real peso que a Unifei tem em nossas vidas”, manifestaram-se os membros da equipe, também em mensagem enviada à Secom.

 Além dessas equipes, participaram do evento, representando a Unifei, a EcoVeículo, projeto que desenvolve protótipos veiculares de máxima eficiência, ou seja, veículos que apresentem taxas mínimas de consumo de energia, e a Uai!rrior, equipe que tem como intuito desenvolver máquinas para competições de combate entre robôs, em várias modalidades e com diferentes objetivos.

 A CPBR é um evento no qual empreendedorismo, conhecimento, tecnologia e a cultura nerd se juntam. É possível, em um só pavilhão, organizar projetos universitários, empresas, arte, cultura e, até mesmo, uma área de camping, fazendo com que eles tenham acesso constante entre si. Os principais focos do evento e das pessoas envolvidas são empresas e projetos voltados a tecnologia, com ênfase em negócios em fase de construção, como startups e empresas juniores.

 Para mais informações a respeito da Campus Party, os interessados devem acessar: https://brasil.campus-party.org/.

A equipe Ex Machina, da Unifei, esteve presente no evento pela terceira vez consecutiva.

Membros da equipe EcoVeículo representando o projeto e a Unifei na Campus Party 2019 em São Paulo, capital.