Projetos interdisciplinares do PIBID realizados por licenciandos ampliam articulação entre a Universidade e as escolas públicas de Itajubá

O Seminário de Abertura do PIBID ocorreu no dia 28 de novembro de 2022.

Projeto “O problema da poluição do Rio Sapucaí em Itajubá”, desenvolvido na E. E. Florival Xavier.

Projeto “O problema do acúmulo de terra e alagamento na rua da E.E. Silvério Sanches”, desenvolvido na E. E. Silvério Sanches.

Projeto “As cheias do Rio Sapucaí: construção de um sistema para monitoramento de enchentes”, desenvolvido na E. E. João XXIII.

Projeto “Desvendando o sistema solar de forma interdisciplinar”, desenvolvido na E. E. Wenceslau Braz.

Projeto “O uso da aprendizagem baseada em problemas abordando o transtorno da ansiedade generalizada”, desenvolvido na E. E. Ana Laura Pereira.

Projeto “Radiação Ultravioleta: que raio de trem é esse?”, desenvolvido na E. E. Florival Xavier.

Durante as ações formativas foram realizadas diversas palestras.

 

 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política governamental de formação de docentes em nível superior. Na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a equipe do PIBID é atualmente constituída por 48 bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.

 Além disso, ela é composta pelas professoras coordenadoras de área Andreia Arantes Borges, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e Danielle Aparecida Reis Leite, do Instituto de Física e Química (IFQ); pelos professores supervisores que atuam na educação básica – Alexandre Serafim, Anderson Marcelo Gomes, Cristina Cândida de Macêdo, João Pedro de Oliveira Braga, Marcela Aparecida Nunes Tamura, Reginaldo Aparecido Ferreira – e pela coordenadora institucional, professora Paloma Alinne Alves Rodrigues, também do IFQ.

Início das atividades

 No dia 28 de novembro de 2022, foi realizado o Seminário de Abertura do PIBID – UNIFEI, contando com a participação da professora Nilva Lúcia Lombardi Sales, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que proferiu a palestra “O PIBID como espaço de formação na perspectiva da interdisciplinaridade”.

 O evento ocorreu com o apoio da Pró-reitoria de Graduação da UNIFEI, que esteve representada pelo pró-reitor, professor Edmilson Marmo Moreira, além de diretores de institutos, coordenadores dos cursos de licenciatura e diretores das escolas estaduais de Itajubá.

Ações formativas

 Tendo em vista a necessidade de fornecer aos pibidianos diferentes conhecimentos para subsidiar a elaboração e implementação dos projetos a serem desenvolvidos nas escolas-campo, foram ofertadas no primeiro semestre de 2023 ações formativas. Desse modo, os pibidianos foram convidados a participar de rodas de conversa e palestras que abordaram diferentes temas.

 A primeira roda de conversa foi sobre as vivências pibidianas, tendo como convidados os ex-alunos Vivian Martins Ribeiro, Crediana Chris de Siqueira, Diego Renan da Silva, Matheus Custódio da Costa e Jean Carlos Leme, que participaram do programa enquanto graduandos.

 Durante as diversas palestras, foram tratados os assuntos: “Tenho um aluno com deficiência, e agora?”, ministrada pela fisioterapeuta Pollyana R. Vianna; “O ‘novo’ ensino médio: reflexões necessárias”, proferida pelo professor Esdras Viggiano de Souza; “O Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para novas possibilidades”, ministrada pela presidente da Associação Grupo de Apoio a Inclusão (AGAI), a pedagoga Carolina Freire; “Trabalhando com projetos interdisciplinares em sala de aula”, proferida pela professora Paloma Rodrigues, e “Escrita científica persuasiva”, ministrada pela professora Betânia Mafra Kaizer, do IFQ. As ações formativas foram realizadas na primeira segunda-feira de cada mês no auditório I do IFQ.

Projetos nas escolas-campo

 Os 48 pibidianos atuam nas escolas estaduais Ana Laura Pereira, Florival Xavier, João XXIII, Silvério Sanches e Wenceslau Braz, todas situadas em Itajubá. A partir das reuniões dos subgrupos, mediadas pelas professoras Andreia Borges e Danielle Aparecida, e dos encontros das ações formativas, é que os pibidianos constroem estratégias didáticas para a elaboração dos projetos interdisciplinares.

 No primeiro semestre de 2023 foram desenvolvidos, ao todo, 17 projetos. As pibidianas Karen Beatriz Marcondes dos Santos e Jovana Aparecida Gonçalves; o supervisor, professor Anderson Marcelo, e a coordenadora de área, professora Danielle Aparecida, desenvolveram na Escola Estadual Florival Xavier o projeto “O problema da poluição do Rio Sapucaí em Itajubá”.

 Os pibidianos Daniella Moraes Dias, Ronald Alexandre de Oliveira Junior, Joana Iris Silva Barnabé e Guilherme Henrique Almeida Santos; a supervisora, professora Cristina Cândida de Macedo, e a coordenadora de área, professora Danielle Aparecida, realizaram na Escola Estadual Silvério Sanches o projeto “O problema do acúmulo de terra e alagamento na rua da Escola Silvério Sanches”.

 O projeto intitulado “As cheias do Rio Sapucaí: construção de um sistema para monitoramento de enchentes” foi realizado pelos pibidianos Paulo Henrique Narciso da Silva e Frederico Júnior Torres de Souza; pelo supervisor, professor Reginaldo Aparecido, e pela coordenadora de área, professora Danielle Aparecida, na Escola Estadual João XXIII.

 Já o projeto “Desvendando o sistema solar de forma interdisciplinar” foi realizado na Escola Estadual Wenceslau Braz pelas pibidianas Evelyn Fernanda Marques Maia, Giovanna Castro Leitão, Natália Aparecida Floriano e Raquel Nicolino de Carvalho da Silva; pelo supervisor, professor Alexandre Serafim, e pela coordenadora de área, professora Andreia Borges.

 Os pibidianos Wuinny Gusmão Rosa, Ana Clara Fernandes Vieira, Gustavo Oliva Barbosa, Geovana Fernandes Paes, Guilherme Henrique Pelegrini, Júlia  Lopes de Oliveira Faillace, Laura Oliveira Castro e Lunna Bonafé; a supervisora, professora Marcela Tamura, e a coordenadora de área, professora Andreia Borges, realizaram na Escola Estadual Ana Laura Pereira o projeto “O uso da aprendizagem baseada em problemas abordando o transtorno da ansiedade generalizada”.

 Os pibidianos Pedro Henrique Freitas Fernandes e Marcos Felipe da Silva Passos; o supervisor, professor João Pedro, e a coordenadora de área, professora Andreia Borges, desenvolveram o projeto “Radiação Ultravioleta: que raio de trem é esse?” na Escola Estadual Florival Xavier.

 Durante o segundo semestre de 2023, a equipe do PIBID continuará atuando nas escolas estaduais de Itajubá. E para saber mais informações sobre os projetos desenvolvidos, assim como os que estão sendo elaborados durante o segundo semestre de 2023, os interessados podem acessar o perfil do PIBID UNIFEI no Instagram @pibid_unifei2022_2024.

Ações e perspectivas

 Mediante o desenvolvimento dos projetos interdisciplinares no primeiro semestre de 2023, a equipe elaborou diversos artigos e resumos expandidos, que foram submetidos ao IX Encontro Nacional das Licenciaturas, ao VIII Seminário Nacional do PIBID e ao III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica, que será realizado em dezembro deste ano na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), em Lajeado – RS. A participação no evento será de forma remota e custeada pela PRG da UNIFEI.

 Além disso, a equipe iniciará os preparativos para o Seminário de Avaliação do PIBID, que acontecerá em abril de 2024 no campus da UNIFEI em Itajubá. O evento contará com palestras, mesas redondas e apresentações dos trabalhos desenvolvidos entre 2022 e 2023 e será aberto para toda a comunidade.