Uai!rrior da Unifei conquista medalha de ouro na Iron Cup do Inatel

A equipe Uai!rrior da Unifei participou da 7ª edição da competição Iron Cup em Santa Rita do Sapucaí.

A equipe conquistou o ouro com o robô com o robô Bacon, na categoria antweight de combate.

 

 O projeto acadêmico de competição tecnológica Uai!rrior, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou nos dias 7 e 8 de março da Inatel Robotics National Cup – Iron Cup.

 Realizada no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, a Iron Cup fez parte da Inatel Week of Control and Automation – IWCA e reuniu cerca de 200 competidores de diversos estados brasileiros e universidades em sua 7ª edição.

Segundo a equipe Uai!rrior, diversos desafios foram encontrados durante a competição, porém foi possível superar todos os obstáculos e alcançar o tão desejado ouro. “Conseguimos conquistar o ouro com o robô Bacon, na categoria antweight de combate, e estamos muito orgulhosos do comprometimento de cada um da equipe Uai!rrior. Por mais que passemos por diversas turbulências, isso apenas nos fortalece para sempre continuar crescendo, aprendendo e, acima de tudo, competindo”, afirmaram os membros em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei.

 Representando o projeto e a Universidade, estiveram presentes os alunos Tomas Marques, do curso de Engenharia de Computação: Angelo Cagnani, de Engenharia Mecânica Aeronáutica; Murilo Sanches, Leandro Petruci e Renan Massoni, de Engenharia de Controle e Automação; Luís Gustavo Rufino, Victor Alexandre, Amanda Moraes, Nicole Souza e Dennie Batista, de Engenharia Elétrica, e Júlio Cortez, de Engenharia Ambiental.

 A competição envolve diferentes áreas da robótica em disputas de robôs dividida em cinco categorias, sendo elas: Combate de Robôs, Futebol, Sumô, Follow Line (Seguidor de Linha) e Robô Trekking. O Futebol 2D é um jogo virtual de dois times rivais que, por meio de uma programação específica, realizam as tarefas do jogo, assim como em um jogo real. Já na categoria Futebol VS há a presença de três robôs, por time, que jogam o futebol real entre si. Os robôs são autônomos, programados para realizar as jogadas sem a interação com um sistema de controle externo (humano ou máquina).

 As categorias Mini Sumô e Sumô Lego possuem regras iguais e gerais a todas as lutas de robô sumô. O que diferencia as categorias é o tamanho e material com que os robôs são construídos. O Sumô Lego é arquitetado por meio de um kit Lego, sendo que o robô não pode ultrapassar 1 kg. No Mini Sumô ele pode ser construído com qualquer material e forma, desde que não ultrapasse ½ kg. Durante a disputa, os robôs devem ser completamente autônomos e não podem sofrem interferência externa.

 Já a categoria Follow Line (Seguidor de Linha) é composta por carros autônomos pré-programados que devem realizar um percurso completo no menor tempo possível.

 Mais informações a respeito da equipe Uai!rrior podem ser acessadas em: https://www.facebook.com/uairrior/.