UNIFEI realiza três colações de grau com formandos do 2º semestre de 2023 do campus de Itajubá

Nos dias 1º e 02 de fevereiro, a UNIFEI realizou três cerimônias oficiais de colação de grau da turma de formandos do 2° semestre de 2023 do campus de Itajubá.

As cerimônias ocorreram no Teatro Municipal Christiane Riera, em Itajubá.

No total, cerca de 350 formandos colaram grau nas três cerimônias realizadas.

A mesa de cada sessão foi composta por diversas autoridades acadêmicas, além do reitor, professor Edson da Costa Bortoni.

Nas três colações houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

A professora Thatyana de Faria Piola Seraphim fez seu discurso, representando a Pró-reitoria de Graduação.

O patrono dos formandos foi o engenheiro Renato Henrique Garcia Carvalho, graduado em Engenharia de Produção pela UNIFEI, na colação de grau de janeiro de 2003, e atual presidente da Novartis Brazil.

O paraninfo foi o engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, graduado em Engenharia Elétrica pela então EFEI, em dezembro de 1983, e atual secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá.

Nas três sessões, o professor Edson Bortoni fez seu pronunciamento em nome da UNIFEI.

Ao final de cada cerimônia, os integrantes da mesa solene assinaram o termo de encerramento da ata da colação de grau dos formandos do 2º semestre de 2023. (Crédito das fotos: SECOM – UNIFEI)

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, no dia 1º de fevereiro, às 14 horas, e no dia 02 de fevereiro, às 10 e às 14 horas, no Teatro Municipal Christiane Riera, as cerimônias oficiais de colação de grau da turma de formandos do 2º semestre de 2023 do seu campus sede.

Nas três colações, a mesa foi composta pelo reitor da Instituição, professor Edson da Costa Bortoni; a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Thatyana de Faria Piola Seraphim; a assessora de Registro Acadêmico da Graduação do campus de Itajubá, Leandra Dias Pinto Martins; o patrono da turma, engenheiro Renato Henrique Garcia Carvalho, presidente da empresa Novartis Brazil, e o paraninfo, engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, atual secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá.

Na primeira e na segunda colações, a mesa também contou com a presença da engenheira eletricista Ana Maria Dias Rodrigues Puccini, representando a Fundação Theodomiro Santiago (FTS), e na terceira colação, o professor aposentado Paulo César Crepaldi representou a Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI).

Concessão do grau acadêmico

Na primeira sessão, colaram grau 112 formandos das Engenharias de Energia, de Materiais, Elétrica, Mecânica e Mecânica Aeronáutica e do Curso de Física Bacharelado.

Na segunda cerimônia, colaram grau 122 formandos nas Engenharias de Computação, de Controle e Automação e Eletrônica, bem como dos cursos de Ciência da Computação, Física Licenciatura, Física Licenciatura à Distância, Matemática Bacharelado, Matemática Licenciatura, Química Bacharelado, Química Licenciatura e Sistemas de Informação.

E na terceira colação, 115 formandos receberam seus certificados como graduados em Administração, Ciências Atmosféricas e Ciências Biológicas Licenciatura e também nas Engenharias Ambiental, Civil, de Bioprocessos, de Produção, Hídrica e Química.

Nas três colações, após a composição da mesa solene e da abertura oficial feita pelo professor Bortoni, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e os juramentos realizados por representantes dos alunos, os quais foram confirmados pelo reitor, que conferiu os respectivos graus aos formandos.

Na primeira cerimônia, o formando Matheus Ito de Moura e Motta, do curso de Engenharia Elétrica, realizou o juramento em nome da turma; na segunda colação, a juramentista foi Raiany Eduarda Silva, do curso de Física Licenciatura, e na terceira cerimônia, Jean Stefano Gabriel, do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, fez o juramento.

Em seguida, houve o ato de concessão do grau acadêmico aos formandos, que receberam o certificado simbólico de conclusão de curso dos professores coordenadores, cumprimentaram os integrantes da mesa e assinaram a ata da colação de grau.

Professores homenageados

Durante a concessão do grau acadêmico, foram realizadas também homenagens aos docentes por meio de certificados. Na primeira colação, foram homenageados os professores Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, do curso de Engenharia de Energia; Marcelo Santiago de Sousa, de Engenharia Mecânica Aeronáutica; Bruno Silva de Souza, de Engenharia Mecânica; Silmara Cristina Baldissera Kabayama, de Engenharia de Materiais; João Guilherme de Carvalho Costa, de Engenharia Eletrônica, e Fabrício Augusto Barone Rangel, de Física Bacharelado.

Na segunda cerimônia, foram homenageados os professores Isabela Neves Drummond, do curso de Ciência da Computação; Rick Antônio Rischter, dos cursos de Matemática Bacharelado e de Matemática Licenciatura; Roberto Claudino da Silva, de Sistemas de Informação; Juliana Maria Sampaio Furlani, de Física Licenciatura a Distância; João Ricardo Neves da Silva, de Física Licenciatura Presencial; Eder do Couto Tavares, de Química Bacharelado; Evandro Fortes Rozentalski, de Química Licenciatura; Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, de Engenharia de Controle e Automação; Enzo Seraphim, de Engenharia de Computação, e Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, de Engenharia Eletrônica.

Já na terceira colação, os professores homenageados foram: Isabel Cristina da Silva Arantes, do curso de Administração; Fabrina Bolzan Martins, de Ciências Atmosféricas; Janaína Roberta dos Santos, de Ciências Biológicas Licenciatura; Adinele Gomes Guimarães, de Engenharia Civil; Guilherme Youssef Rodriguez, de Engenharia de Bioprocessos; Carlos Henrique Pereira Mello, de Engenharia de Produção; Márcia Regina Baldissera Rodrigues, de Engenharia Química, e Rogério Melloni, de Engenharia Ambiental, que não pôde comparecer e foi representado pela professora Ana Paula Moni, também homenageada pelo curso de Engenharia Hídrica.

Láurea Acadêmica

Durante a primeira colação, os graduados Elliton Otávio Silva Brandão, do curso de Engenharia Elétrica, e Ygor de Oliveira Souza, de Física Bacharelado, receberam a Láurea Acadêmica, reconhecimento concedido aos estudantes que concluem a graduação dentro do prazo mínimo de integralização curricular e conquistam o índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 9.

Os agraciados com a Láurea Acadêmica na segunda colação foram os graduados: Rodrigo Bhering Trindade, do curso de Matemática Licenciatura; Christiano Santos Rennó, de Física licenciatura; Lucas Felipe Dias e Ruan Felicioni Silva, de Engenharia de Controle e Automação, e Luiz Emanoel Batista Moreira e Rodrigo Batista de Moraes, de Engenharia de Computação.

Discursos

O graduado Guilherme Marques Pereira, do curso de Engenharia Elétrica, foi o orador da turma na primeira colação; na segunda cerimônia, o graduado João Henrique Pulini Tonet, de Engenharia de Computação, deixou sua palavra em nome da turma, e na terceira colação, Cláudio Ferreira, do curso de Ciências Atmosféricas, falou, representando seus colegas.

Nas três ocasiões, também fizeram uso da palavra a pró-reitora adjunta de Graduação, o patrono, o paraninfo e o reitor da UNIFEI. Após os seus discursos, o patrono e o paraninfo receberam do professor Edson Bortoni exemplares do livro “UNIFEI: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição.

Dirigindo-se a cada graduado, a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Thatyana de Faria Piola Seraphim, se expressou: “Ao sair para o mundo além dos muros da Universidade, lembre-se de que a sua educação não termina aqui. Seu tempo como estudante proporcionou-lhe uma base sólida, mas você deve continuar a abraçar a aprendizagem ao longo da vida. O mundo está em evolução e, para prosperar num cenário em constante mudança, é necessário ser adaptável, ágil e estar disposto a abraçar novas ideias e tecnologias. […] Que este seja o primeiro passo de muitos outros em direção a um futuro brilhante. Parabéns e sucesso a todos!”.

Em seu discurso, o patrono, engenheiro Renato Henrique Garcia Carvalho, formado na primeira turma de Engenharia de Produção Mecânica pela UNIFEI em janeiro de 2003, assim disse aos graduados: “Neste momento de transição, encorajo cada um de vocês a abraçar a mudança com resiliência e determinação. O mundo lá fora está cheio de desafios, mas também de oportunidades esperando por mentes criativas e inovadoras como as suas. Sejam agentes de transformação, líderes éticos e cidadãos responsáveis, contribuindo para o progresso da sociedade”.

Já o paraninfo, engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, formado em Engenharia Elétrica, em dezembro de 1983, pela então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e atual secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, deixou a seguinte mensagem ao novos profissionais: “Na Universidade aprendemos a usar as ferramentas para, em cada área do conhecimento, proporcionar conforto e bem-estar para todos. Trabalhemos por prazer e não por obrigação. Façamos que nossa existência valha a pena com o pensamento em Theodomiro Santiago, fundador desta nossa centenária e nobre Universidade, praticando sempre seus princípios de cidadania – ‘Revelemo-nos, mais por atos do que por palavras, dignos de possuir este grande país’; de transmissão do conhecimento – ‘Se a ciência é filha da observação e da experiência, estes são os meios pelos quais ela deve ser ensinada’, e de exercício profissional –‘De nada adianta a mente conceber se as mãos não puderem executar’”.

Por fim, o reitor, professor Bortoni, dirigiu as seguintes palavras aos novos graduados: “Nossa Universidade é, reconhecidamente, uma das melhores do país e do mundo. Nossos docentes se esmeraram para passar todo o conhecimento de que vocês precisarão e nossos técnicos administrativos e educacionais fizeram de tudo para que vocês pudessem ter a melhor experiência em nossa Instituição e chegassem hoje até aqui. Não tenham medo de enfrentar uma entrevista ou um desafio profissional. Vocês estão amplamente preparados para isso […]. Que Deus os abençoe em todos os seus caminhos. E só tenho mais uma coisa a dizer para vocês: Voem!!!”.

Ao final de cada cerimônia, o reitor e demais integrantes da mesa assinaram o termo de encerramento da ata da colação de grau dos formandos do 2º semestre de 2023. Foram também repassadas orientações sobre a emissão dos certificados de conclusão de curso e dos diplomas digitais e foi feita uma apresentação sobre as atividades realizadas pela FTS. As cerimônias foram encerradas com a realização de suas respectivas fotos oficiais.