Unifei recebe a visita de representantes da Somar Meteorologia

A Reitoria da Unifei recebeu os representantes da Somar Meteorologia.

À tarde, os visitantes participaram de reunião com professores do IRN.

 A Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu no dia 13 de novembro, diretores da Somar Meteorologia, uma empresa brasileira que atua no segmento de meteorologia, oceanografia e meio ambiente. O objetivo da visita foi discutir assuntos relacionados à instalação da empresa no parque tecnológico de Itajubá, à incubação de startups e a convênios com a Unifei.

 Willians Bini Silva, diretor de Projetos; Márcio Aurélio Custódio, diretor de Tecnologia, e Olavo Carvalho, da área de Desenvolvimento da Somar Meteorologia foram recebidos pelos professores José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, Marcelo de Paula Corrêa, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e Carlos Henrique Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pela qual também esteve presente Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento, Pesquisa e Desenvolvimento.

 No início, o professor José Arnaldo agradeceu a presença dos representantes da empresa e parabenizou o professor Marcelo Corrêa pela iniciativa da visita, Ele falou sobre a vocação tecnológica da Unifei e do trabalho realizado nos últimos anos no sentido de manter uma interação entre a Universidade e empresas.

 Os visitantes puderam acompanhar a apresentação de um vídeo institucional sobre as atividades desenvolvidas nos campi de Itajubá e de Itabira e saber mais sobre a história da Unifei, o número de cursos de graduação e pós-graduação em cada campus e os laboratórios disponibilizados ao ensino e ao desenvolvimento de pesquisa.

 Eles também foram informados sobre os Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, as empresas juniores existentes na Universidade, o Projeto Semestral desenvolvido em parceria com várias empresas brasileiras de renome, as parcerias existentes com universidades internacionais e as fases de implantação do parque tecnológico de Itajubá.

 O professor José Arnaldo ressaltou que a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei está à disposição da empresa para celebração de parcerias e convênios, e o diretor de Projetos da Somar, Willians Bini Silva, agradeceu pela recepção oferecida pela Universidade.

 Após passarem pela Reitoria, os visitantes conheceram o Laboratório de Telecomunicações (LabTel), que fica no Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti) e está sob a coordenação do professor Danilo Henrique Spadoti.

 À tarde, os visitantes participaram de reunião no IRN, com os professores Marcelo de Paula Corrêa, Geraldo Lúcio Tiago Filho e Benedito Cláudio da Silva e puderam conhecer as estruturas e laboratórios utilizados na graduação de Ciências Atmosféricas. Depois da visita ao campus sede, os integrantes da empresa estiveram na sede da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), que fica no Complexo Histórico e Cultural da Unifei, no centro de Itajubá.