UNIFEI tem novo curso de pós-graduação aprovado: Doutorado em Educação em Ciências

Discentes e docentes participantes do SIMPEDUC em 2022, um dos eventos do PPGEC da UNIFEI, cuja proposta de criação do curso de doutorado foi aprovada em dezembro de 2023, durante a última reunião do CTC da CAPES.

O público-alvo do doutorado é formado por egressos de programas de mestrado na área de Educação em Ciências ou em áreas afins.

De acordo com o professor Luciano, entre outros motivos para a criação do doutorado, destaca-se o fato de o Programa ter subido de nota na última avaliação quadrienal da CAPES.

A área de concentração e as linhas de pesquisa do doutorado serão as mesmas já existentes no nível de mestrado do PPGEC.

A visita da professora Ivanise Maria Rizzatti, coordenadora da Área de Ensino da CAPES, em junho de 2023, fez parte da busca de melhoria constante dos processos e produtos do PPGEC, tendo em vista sua consolidação.

Em seus eventos, o PPGEC tem contado com a participação de palestrantes internacionais, como o professor Ralph Levinson, da University College London. (Crédito das fotos: Coordenação do PPGEC / SECOM – UNIFEI).

 A proposta de criação do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi aprovada em dezembro de 2023, durante a última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 Segundo o coordenador do PPGEC, professor Luciano Fernandes Silva, do Instituto de Física e Química (IFQ) da UNIFEI, o projeto do doutorado vem sendo construído desde o ano de 2022 e o seu principal público-alvo é formado por egressos de programas de mestrado na área de Educação em Ciências ou em áreas afins.

 O docente destaca, entre outros motivos para a criação do curso de doutorado, a boa colocação do PPGEC na última avaliação da CAPES. “O fato de o Programa ter subido de nota na última avaliação quadrienal foi essencial. Se isso não tivesse acontecido, certamente não teríamos sequer a possibilidade de pleitear a abertura de um curso de doutorado junto à CAPES”, disse o professor Luciano.

 O coordenador também enumerou outros fatores importantes para a criação do novo doutorado: “O esforço do grupo de professores, alunos e egressos na construção de um programa de pós-graduação de excelência; a vinda e permanência do Dr. Luiz Marcelo de Carvalho, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na condição de professor visitante do Programa nos anos de 2022 e 2023, e os apoios da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e do IFQ”.

 De acordo com o coordenador do Programa, a área de concentração e linhas de pesquisa do doutorado serão as mesmas já existentes no nível de mestrado e seu corpo docente será composto basicamente por professores lotados nos Institutos de Física e Química (IFQ), de Matemática e Computação (IMC) e de Recursos Naturais (IRN) da UNIFEI que já atuam no PPGEC.

 Quanto aos próximos passos para que o novo doutorado de fato se efetive, o professor Luciano informou que assim que o Ministério da Educação (MEC) autorizar o funcionamento do curso, a coordenação do PPGEC vai convocar uma assembleia do programa para a definição de uma comissão para o processo seletivo.