Treinamento do E3 Desenvolvedores
Entre os dias 8 e 10 de outubro, foi realizado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) o Treinamento E3 Desenvolvedores, ministrado pelo analista de suporte Felipe Gabriel do Santos, da empresa Elipse Software, de Belo Horizonte – MG, que trabalha no desenvolvimento de soluções em software para a gestão em tempo real de processos industriais, infraestrutura, energia e saneamento, agregando esses sistemas no intuito de transformar dados em informação estratégica para um negócio.
O curso contou com a participação de 48 alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, que obtiveram informações sobre telas, scripts, gráficos e alarmes, entre outros recursos disponibilizados pelo E3, solução SCADA da empresa.
De acordo com o coordenador do curso de graduação, professor Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), o trabalho desenvolvido com a Elipse na disciplina de Automação e Supervisão Industrial tem acarretado benefícios para os discentes. Em 2019, a parceria entre a empresa e a UNIFEI completa 7 anos. “Parabenizo a Elipse pela parceria, competência e dedicação de seus profissionais. O curso E3 Desenvolvedores é um diferencial na formação dos alunos de Engenharia de Controle e Automação da UNIFEI”, disse o professor.
Segundo Felipe Gabriel do Santos, analista de suporte da empresa Elipse Software, a parceria com a UNIFEI é interessante, pois traz benefícios a todos os envolvidos. “É benéfica para a Elipse, por estar difundindo seus softwares a alunos que, num futuro próximo, provavelmente estarão trabalhando nas principais empresas de automação. E é benéfica também aos alunos da UNIFEI por adquirirem capacitação em um dos softwares SCADA mais utilizados no mercado”, disse Felipe.
A empresa Elipse também desenvolve outras parcerias com instituições de ensino do país, realizando treinamentos ou disponibilizando soluções a alunos em laboratórios e salas de aula. Em troca, a empresa oferece condições especiais de comercialização a universidades e escolas técnicas que tiverem interesse em firmar acordo com ela.
II Workshop LabTel


Nos dias 17 e 18 de outubro, foi promovido na UNIFEI o II Workshop LabTel, realizado pelo Laboratório de Telecomunicações da Universidade. O evento aconteceu no prédio do Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica (QMAP) e teve como público-alvo estudantes, pesquisadores e desenvolvedores da área. O tema desta edição foi Conectividade e Internet das Coisas (IoT). O LabTel UNIFEI é coordenado pelo professor Danilo Henrique Spadoti, do IESTI, e conta com o apoio do Capítulo de Estudantes da OSA – Student Chapter UNIFEI e de empresas parceiras.
O objetivo do evento foi desenvolver parcerias entre a Universidade e colaboradores de diversas áreas da indústria de tecnologia e inovação. No workshop, os participantes apresentaram seus trabalhos, propostas de projetos e resultados, de forma que os presentes puderam estabelecer novas redes de contato e possíveis parcerias entre todos os envolvidos.
No primeiro dia do evento, aconteceu a sessão “Hands-on”, oferecida aos alunos pelas empresas ANSYS/ESSS, por intermédio do Dr. Marcus Grilo, e ROHDE & SCHWARZ, por meio do engenheiro José Reis. No mesmo dia, aconteceu a sessão “Pizza of Science”, realizada em uma pizzaria, com palestras dos professores Antônio Marcos Alberti e Estevan Marcelo Lopes, do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), que abordaram o tema “Cidades Inteligentes: como projetar e desafios em aberto”.
No dia 18, foi realizada uma sessão de mesa redonda com representantes dos parceiros Advantech, Dyncir, Honeywell, HVEX, IE-Tecnologia, Liteleds, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), OneRF, Prefeitura Municipal de Itajubá, Thales Group e Time Energy. Também ocorreu uma sessão de apresentação de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
O II-Workshop Labtel contou ainda com a participação de mais de 15 alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), do Estado de São Paulo.
Mais informações sobre o LabTel podem ser acessadas em: https://labtel.unifei.edu.br/.
Visita do Senac ao LUFH


No dia 23 de outubro, a UNIFEI recebeu, pela primeira vez, a visita de alunos do curso técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para conhecerem as atividades desenvolvidas no Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos (LUFH), localizado no IESTI. Eles estavam acompanhados do diretor de escola Breno Cruzeiro Silva, do supervisor pedagógico Igor Hermínio de Souza Gomes e da professora Amanda Renata Barbieri.
Na ocasião, o professor Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, do IESTI, e os estagiários Rafael Fernandes Pereira, aluno do 2º período de Sistemas de Informação, e Natália Marina de Oliveira, aluna do 8º período de Engenharia Eletrônica, acompanharam os visitantes nas salas do laboratório, apresentando os equipamentos, que são os mais modernos na tecnologia de simulação, e mostrando como eles funcionam.
No laboratório, os visitantes tiveram contato com bonecos que se assemelham a seres humanos, em relação a aparência, peso e tamanho, e são equipados por um sistema que lhes permite abrir os olhos, salivar, transpirar, chorar e falar. Neles é possível também simular parada cardíaca, fazer infusão de sangue e de medicação nos bonecos. Os responsáveis pelo LUFH explicaram aos visitantes que, por meio de um sistema pneumático e eletromecânico, é possível verificar os sinais vitais de um ser humano, como batimento cardíaco, pulsação e respiração.
Os alunos do Senac puderam simular algumas ações na prática. Segundo o aluno Juliano Geraldo Pinto, a realização da visita foi importante para conhecer o laboratório e o que ele oferece de mais novo em termos de tecnologia para a área da saúde, contribuindo com a aprendizagem dos alunos. Para as alunas Yasmin de Souza, Viviane de Lima Braga, Ana Paula Santos de Lima e Michele Aline de Oliveira, a oportunidade foi inovadora, já que o laboratório aproxima os alunos da realidade de um hospital, associando a tecnologia com a saúde.
O curso técnico em Enfermagem do SENAC tem a duração de 3 anos e acontece de segunda à sexta-feira, das 19 às 22 horas. Segundo a professora Amanda, pretende-se fechar uma parceria com a Unifei para que as próximas turmas do curso possam ter acesso a esse laboratório. A docente, que concluiu seu mestrado pela UNIFEI em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com foco na saúde, ressaltou a importância de haver um espaço como o LUFH que proporcione aos alunos colocar em prática o aprendizado das aulas e aprimorar suas técnicas para que sejam mais capacitados para o exercício da profissão.
Os interessados em visitar o LUFH devem fazer um agendamento prévio. Mais informações sobre o laboratório podem ser consultadas em https://usabilidade.unifei.edu.br/ ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/usabilidadeunifei/.