

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou o projeto “Vocativo: pontes para além da formação”, destinado, principalmente, aos estudantes que estão em reta final do curso de graduação, procurando abordar os desafios trazidos a partir das lacunas entre o fim do ensino superior e o início da vida profissional.
O evento contou com palestras de profissionais da área de Psicologia, com o objetivo de compreender e refletir sobre as expectativas, habilidades e práticas necessárias para o enfrentamento desse desafio. As palestras ocorreram no saguão da DAE, no primeiro andar do Prédio da Administração Central e foram abertas para todos os estudantes que pretendem compreender melhor como lidar com as questões surgidas nesse período.
Programação
A psicóloga Priscila Abreu disponibilizou um vídeo, denominado “E agora? Formei! Angústias e incertezas diante da formatura e o que aprendi nos processos seletivos”, por meio do qual ela auxilia os alunos nas reflexões sobre o desafio da vida após a graduação, além de apresentar um relato de experiência do ex-aluno Matheus Barros, que passou recentemente por esse processo.
Segundo Matheus Barros, é de grande importância que o profissional se mantenha atualizado com as novidades e exigências de sua área para ter um bom desempenho nos processos seletivos de que participa. “Uma coisa que me ajudou muito para conseguir oportunidades foi manter meu perfil no LinkedIn sempre atualizado”, completou.
No dia 9 de novembro, a psicóloga Kethulinn Franco fez a palestra “Qual profissional você deseja ser futuramente?”, destacando os processos e exigências para que os estudantes se tornem os melhores profissionais no futuro.
No último encontro do evento, dia 13 de novembro, os alunos Éder Porcino e Maria Rita, do 5º ano do curso de Psicologia da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), conduziram uma oficina com o tema “Como elaborar um currículo assertivo?”. Na oportunidade, os participantes puderam confeccionar seus currículos a partir das orientações dos ministrantes e conhecer as diversas plataformas em que esses documentos podem ser depositados.
De acordo com Éder, o nome do projeto surge pensando justamente nesse momento de transição para o mundo profissional e o título se relaciona com seu objetivo. “O vocativo, na língua portuguesa, tem como função invocar o interlocutor, demonstrando a importância do protagonismo do sujeito para o momento de transição a que se refere o projeto”.
Os vídeos relacionados ao projeto “Vocativo: pontes para além da formação” podem ser conferidos no canal da DAE no Youtube: https://www.youtube.com/@daeunifei