UNIFEI

Ex-aluna da Unifei é destaque em matéria do Financial Times

[:pb]

A ex-aluna Mariana Vasconcelos, do curso de Administração da Unifei, foi destaque na matéria veiculada pelo site do Financial Times.
A ex-aluna Mariana Vasconcelos, do curso de Administração da Unifei, foi destaque na matéria veiculada pelo site do Financial Times.

Uma matéria veiculada no site do Financial Times, de autoria de Vinod Sreeharsha, destaca a ex-aluna Mariana Vasconcelos, do curso de Administração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

A divulgação trata sobre a tecnologia da empresa brasileira da qual Mariana é a diretora executiva, a Agrosmart, que disponibiliza um aplicativo que usa dados colhidos a partir de sensores instalados em campos de plantações e que está monitorando 50 mil hectares em nove estados do Brasil, com o objetivo de aumentar a produção de milho, trigo, cana-de-açúcar, café, frutas e legumes.

Segundo o material divulgado, a plataforma Agrosmart disponível nos telefones dos agricultores ajuda a interpretar os dados de campo e adiciona informações, como a modelagem climática e escolhas em assuntos como irrigação.

A veiculação também destaca que a empresa Coca-Cola está usando a tecnologia com seus fornecedores de frutas no estado do Espírito Santo para ajudá-los a reduzir o uso da água e promover uma agricultura sustentável. Além disso informa que o Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas e que, no ano passado, as empresas Microsoft e Monsanto lançaram um fundo inicial para investir em idéias agroindustriais brasileiras.

A matéria detalha que Maria Vasconcelos cresceu em uma fazenda em Itajubá, no Sul de Minas, onde seu pai cultivava cana-de-açúcar e milho, porém não teve muito interesse na agricultura e não queria seguir seu pai na direção do negócio. Na reportagem, Mariana revela que, desde cedo, queria estudar negócios e trabalhar em tecnologia e que, depois que saiu de casa para a universidade, percebeu que a agricultura poderia se beneficiar da aplicação de sensores e dispositivos conectados à internet.

Segundo a divulgação, poucos meses após a fundação da Agrosmart, a empresa entrou em um programa de governo brasileiro chamado Start-up Brasil e foi enviado para uma aceleradora, que ajudou a apoiar a empresa em seus estágios iniciais. Também é informado que outra ajuda veio em 2015, quando a Agrosmart foi selecionada como parte do primeiro lote de empresas no Google Launchpad, um programa de aceleração de start-up.

A matéria enfatiza ainda que Mariana Vasconcelos se dedicou à contratação de pessoas com experiência para sua empresa, como agrônomos e engenheiros, e um executivo mais experiente para lidar com negociações e fechar acordos com os agricultores. Como relatado, a capacidade de Mariana de comunicar sua visão ajudou a conquistar um dos primeiros apoiadores da empresa, Francisco Jardim, sócio fundador da empresa de capital de risco SP Ventures, em São Paulo, que investiu um milhão de dólares na Agrosmart no início de 2016.

A íntegra da matéria veiculada no site do Financial Times pode ser acessada em: https://goo.gl/1GzksX

No site da Unifei também é possível acompanhar uma matéria veiculada anteriormente sobre a ex-aluna Maria Vasconcelos, destacando o aplicativo citado e uma bolsa de estudo que ela recebera em uma universidade na Califórnia ligada à Nasa, a agência espacial norte-americana. Para ler o conteúdo, acesse: https://goo.gl/hiQobL[:]

Rolar para cima
Ir para o conteúdo