UNIFEI

Grupo de Investigações em Física Teórica da UNIFEI realiza o IV Encontro de Física Teórica

Em novembro, ocorreu o IV Encontro de Física Teórica, organizado pelo Grupo de Investigações em Física Teórica (GIFT) da UNIFEI. O evento reuniu pesquisadores(as) renomados(as) da Europa e América Latina, além de estudantes e profissionais, para palestras, minicursos e painéis, abordando temas como Cosmologia e Gravitação, Teoria Quântica de Campos e Física Matemática.

Participantes do EGIFT

Este encontro científico teve como objetivo reunir pesquisadores(as), pós-doutores(as) e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições do país, interessados nas mais variadas áreas da Física Teórica, promovendo um ambiente de integração, colaboração e discussão sobre novos rumos e desenvolvimentos na área.

A mesa de abertura contou com a participação do Professor Edmilson Otoni Corrêa, na época, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFEI, da Professora Geise Ribeiro, Diretora do Instituto de Física e Química da UNIFEI, e da Professora Mariza Stefanello Simsen, Vice-Diretora do Instituto de Física e Química da UNIFEI.

Mesa de abertura do evento.

Em seguida, teve início a programação com o curso “Modelos cosmológicos de ricochete como alternativa à inflação”, ministrado por Patrick Peter, atual diretor do Institut d’Astrophysique de Paris, França.

Nos quatro dias do evento, foram realizados os seguintes cursos e palestras:

Cursos: “Alternativas clássicas e quânticas à Relatividade Geral” (Francesco Bajardi, Scuola Superiore Meridionale, Itália), “Aplicações da correspondência AdS/CFT” (Horatiu Nastase, IFT, Brasil), “Abordagem geométrica à teoria quântica de campos” (Jorge Zanelli, Centro de Estudios Científicos, Chile).

Palestras: “Restrições cosmológicas de contagem de aglomerados” (Mariana Penna-Lima, UnB), “Teoria de Chern-Simons 4D” (David Schmidtt, UFSCar), “Mistérios do universo em larga escala” (Gabriela Carvalho, UERJ), “Estrutura numérica para teoria de campos em espaço-tempos curvos” (Sandro Vitenti, UEL), “Estrelas compactas em gravidade modificada” (Hemily Gomes, IFF/INPE).

O evento foi encerrado com o colóquio “Ondas gravitacionais como sondas do universo”, ministrado por Domenico d’Urso, da Università degli Studi di Sassari, Itália, e representante internacional do Einstein Telescope.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo