
O Grupo de Eletrônica de Potência e Controle Industrial (GEPCI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi o ganhador do prêmio de melhor artigo da Revista Eletrônica de Potência do ano de 2019, da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP), com o trabalho “Implementação de Funcionalidade de Amortecimento de Propagação Harmônica em Equipamento de Armazenamento e Suporte de Rede”, do aluno de pós-doutorado Wilson Cesar Sant’Ana.
O prêmio foi entregue pelo professor Marcello Mezaroba, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ao aluno Wilson e ao professor Rondineli Rodrigues Pereira, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI) da UNIFEI e membro do GEPCI, no jantar das conferências 15th Brazilian Power Electronics Conference (COBEP) e 5th Southern Power Electronics Conference (SPEC), realizadas em Santos – SP.
As duas conferências aconteceram entre os dias 1º e 4 de dezembro e reuniram pesquisadores brasileiros e de diversas países para apresentarem e discutirem avanços em pesquisas nas áreas de Eletrônica de Potência, como fontes chaveadas, conversores multiníveis, conversores para energias renováveis, sistemas de armazenamento de energia, acionamentos de máquinas elétricas, dispositivos FACTS e conversores para veículos elétricos, entre outros assuntos.
Além de Marcello Mezaroba, editor chefe da Revista Eletrônica de Potência, a comissão de premiação de melhor artigo foi composta pelos editores associados Demercil de Souza Oliveira Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Seleme Isaac Seleme Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Sérgio Augusto Oliveira da Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O artigo premiado
Além do professor Rondineli, os docentes Luiz Eduardo Borges da Silva e Robson Bauwelz Gonzatti, também do IESTI e membros do GEPCI, são coautores do trabalho, que trata do amortecimento de propagação harmônica em linhas de distribuição, visando melhora na qualidade da tensão.
Segundo os autores, a abordagem do trabalho é muito atrativa para sistemas de distribuição, nos quais as cargas não lineares estão distribuídas e inacessíveis. Para eles, a contribuição principal do artigo premiado é a implementação de resistência harmônica em um equipamento de armazenamento de energia e suporte de rede como uma funcionalidade extra, sem necessidade de sensores adicionais.
Além do trabalho premiado pela SOBRAEP, o GEPCI continua com suas pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de Eletrônica de Potência como filtros ativos de potência, algoritmos de controle para conversores, sistemas de armazenamento de energia e equipamento FACTS, que envolvem a participação de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
COBEP/SPEC 2019
As conferências conjuntas COBEP e SPEC são os eventos mais importantes para pesquisadores em Eletrônica de Potência no Hemisfério Sul e oferecem uma oportunidade ideal para pesquisadores, engenheiros, acadêmicos e estudantes de todo o mundo apresentarem os mais recentes avanços e aplicações tecnológicas dessa área, bem como criar redes e promover a disciplina, fortalecendo o relacionamento entre a indústria e profissionais da academia.
A Cobep é realizada a cada dois anos desde 1991. A comunidade brasileira de Eletrônica de Potência, a maior e mais ativa no Hemisfério Sul, organizada pela Sobraep, desde 2015 e a cada quatro anos, realiza sua conferência em associação com a IEEE SPEC. A expectativa é unir a forte produção de Eletrônica de Potência do Brasil com os pesquisadores mais importantes de todo o mundo.
Pesquisadores de ponta apresentam palestras durante um programa de quatro dias, que também apresenta tutoriais e sessões técnicas sobre teoria, análise, design, testes e avanços no campo da Eletrônica de Potência. Também são oferecidas bolsas de estudo para estudantes e os trabalhos apresentados na conferência são incluídos na Biblioteca Digital IEEEXplore.
Neste ano, além da Sobraep e da IEEE Power Electronics Society (PELS), as duas conferências foram organizadas pelas universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (UNICAMP), Estadual de São Paulo (UNESP), Federal do ABC (UFABC) e Santa Cecília (UNISANTA).
Mais informações sobre os eventos encontram-se em: http://www.cobep-spec2019.org/.