O grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (Nefti) do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) está desenvolvendo, na própria instituição, o projeto de extensão “Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências”. O objetivo do projeto consiste em possibilitar aos alunos com deficiência, síndromes e transtornos, que estão incluídos em escolas da rede regular de ensino da cidade de Itajubá, um contato estreito com os conteúdos relativos à área de Física, Química, Biologia e Matemática. Além disso, analisa o processo de construção e implementação de práticas inclusivas em sala de aula através do uso de Sequências Didáticas, assim como potencializar a formação dos licenciandos da Unifei nas práticas pedagógicas inclusivas.
Em 2016 estão participando do projeto 13 alunos que possuem Síndrome de Down, Baixa Visão, Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades pedagógicas são realizadas pelos licenciandos da Unifei dos cursos de Física, Química, Matemática e Biologia. Conta também com a participação, de forma voluntária, de uma aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Itajubá – Fepi, que desenvolve, com um aluno de 39 anos que possui Deficiência Intelectual, atividades de Alfabetização.
No projeto, cada licenciando é responsável por elaborar e implementar uma Sequência Didática, de acordo com a sua área de formação, para dois ou três alunos. Para tanto, as atividades são desenvolvidas na sala do grupo de pesquisa Nefti, localizado no andar superior do Bloco B, na Unifei. Esse espaço foi preparado pelo grupo de pesquisa com diversos materiais pedagógicos contemplando as características dos alunos que participam do projeto. Esses alunos contam com computadores, lousa, livros, mesas e cadeiras. Os materiais pedagógicos como, cadernos, canetas, lápis de cor, tinta guache, canetas, lápis e giz de cera foram adquiridos por meio de doação; e para a aquisição dos jogos pedagógicos, que são constantemente utilizados no projeto, os participantes do Nefti realizaram uma rifa.
Os encontros são semanais com duas horas de duração. Um dos momentos especiais do projeto foi protagonizado por uma aluna com Síndrome de Down ao fazer uso do laboratório de Biologia Celular, assim como visitar o laboratório de Zoologia da Unifei. Para potencializar a inclusão dos alunos com deficiência, síndromes e transtornos no que tange as aulas de Ciências, as Sequências Didáticas serão disponibilizadas no site do grupo de pesquisa Nefti, para que outros educadores possam utilizá-las.
Os resultados do projeto, em 2016, também serão compartilhados com a comunidade científica através da apresentação de trabalhos no VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e no X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), entre os dias 01 e 04 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFScar).
Para obter mais informações sobre o projeto ou as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Nefti basta seguir a página no facebook: https://www.facebook.com/neftiunifei/ ou visitar o site: www.nefti.com.br. O grupo de pesquisa Nefti agradece a todos que contribuíram para a realização desse projeto.
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